Espaço Cordel e Repente oferece apresentações artísticas e atividades educativas durante a 27ª Bienal do Livro de São Paulo
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e realizada pela RX, ocorrerá de 6 a 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Um dos destaques do evento será o Espaço Cordel e Repente, dedicado à rica cultura popular nordestina, que incluirá apresentações de cordelistas e repentistas, exposições e vendas de obras literárias sobre o tema.
O objetivo principal é valorizar a tradição cultural do Nordeste, proporcionando aos visitantes da Bienal a chance de se familiarizar mais com essa forma única de expressão artística. Sob a curadoria de Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro, o espaço promoverá debates, palestras, shows, oficinas, contação de histórias e performances artísticas de repentistas e recitadores.
“Assim como em outras edições, o objetivo é valorizar a cultura nordestina, mostrar a força e a beleza do nordeste, destacar talentos incríveis em um evento tão grandioso como o da Bienal do Livro”, enfatiza Lucinda.
Além das apresentações artísticas, o espaço oferecerá atividades educativas destinadas a promover o conhecimento sobre a literatura de cordel e a arte do repente.
“Com essa iniciativa, a Bienal do Livro reafirma seu compromisso em oferecer uma programação diversificada e inclusiva, que valorize a cultura brasileira em todas as suas formas de manifestação”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL.
O Espaço Cordel e Repente contará com 95 atividades confirmadas, incluindo apresentações de nomes como Daniel Gonzaga e um grupo de sanfoneiros, além do show de abertura O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga; declamações e performances musicais por Maviael Melo; declamação de cordéis por Chico Pedrosa; e apresentação sobre xilogravura na madeira por José Lourenço.