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IZA lança projeto Entra na Roda para empreendedores negros

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O projeto foi apresentado oficialmente ontem, 20 de novembro, durante o show da cantora na Concha Acústica, em Salvador

A cantora IZA lançará, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil – IDBR -, um edital que irá selecionar projetos de empreendedores negros com o objetivo de fortalecer, fomentar e premiar negócios liderados por eles. O projeto será voltado para os segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e de impacto social.

O Entra na Roda, nome dado ao projeto, tem apoio das marcas Risqué e Devassa e, além de premiar e potencializar pequenos negócios, também contará com uma doação de meio milhão de reais, disponibilizados pela própria IZA, para ajudar na potencialização das iniciativas de empreendedores negros no Brasil.

“Sempre quis investir em um projeto que impactasse os empreendedores negros brasileiros efetivamente e a pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir em como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo”, conta IZA.

A cantora IZA, uma mulher negra, aparece com uma roupa branca e uma claquete na mão.

Foto: divulgação/Alex Santana

As inscrições para o projeto serão 100% online e poderão ser feitas até o dia 11 de dezembro deste ano, através do formulário disponível no site do edital. Além disso, também é possível encontrar um conteúdo informativo a respeito do projeto e suporte para possíveis dúvidas em todas as redes.

O Entra na Roda contará com 20 finalistas, sendo cinco em cada categoria, que receberão oficinas de formação de empreendedorismo e dois vencedores, os quais serão premiados em abril de 2023. Um conselho próprio será formado por profissionais do IDBR para a escolha dos projetos finalistas, além de uma bancada de jurados especialistas pretos em cada área.

Além disso, com o objetivo de dar ainda mais visibilidade a empreendedores das regiões Norte e Nordeste do país, o edital destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados em estados dessas regiões, ou seja, dos 20 finalistas, dez serão obrigatoriamente da região Norte e Nordeste.

Poderão se inscrever para o projeto empreendedores pretos ou pardos, segundo a classificação do IBGE, com mais de 18 anos, residentes em território brasileiro e com MEI ou ME ativo em um dos segmentos abaixo:

  • Alimentação: empreendimentos com ou sem sede física que produza alimentos diversos no ramo de alimentação, gastronomia e/ou culinária;
  • Entretenimento: produtoras de audiovisual, música, artes cênicas, literatura, artes digitais e afins;
  • Beleza por Risqué: profissionais que atuam na valorização da estética negra, empreendimentos que atuam com produtos para pele e cabelos;
  • Moda: promoção, valorização e fortalecimento de modas afirmativas e inclusivas, como, por exemplo, a moda afro-brasileira, plus size, acessório, joias artesanais e outros;
  • Negócios Sociais: negócios de impacto social e/ou ambiental, liderados por empreendedores sociais que possuam ações, projetos, programas e produtos que atuem com a transformação social ou ambiental positiva, ao mesmo tempo em que possibilitam a geração de renda.

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Foto de capa: divulgação/Alex Santana

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