A história de quatro símbolos do Natal - Le Ferrarez
Connect with us

Notícias

A história de quatro símbolos do Natal

Publicado a

em

Símbolos do Natal, como bolas, caixa de presente, laços e guirlanda, espalhados por um fundo verde

Conheça a história por trás dos elementos que vemos em todo feriado de Natal

Diante as incertezas do ano, de algo estamos certos: sempre vamos nos deparar com elementos familiares no natal. Árvore, bolas, estrela e guirlanda são figuras carimbadas de toda festividade natalina. Mas, você já se perguntou de onde surgiram esses símbolos? Como esses objetos tiveram suas imagens ligadas ao Natal? Pensando nisso, hoje te explicaremos um pouco sobre de onde eles vieram. 

Árvore de Natal

Árvore de Natal com enfeites pendurados e luz amarelada

Foto: divulgação

Primeiro de tudo, precisamos falar da maior representante do Natal: a árvore. Ela é utilizada para colocar os presentes e sua espécie é um pinheiro, sendo ela a única das árvores que não perde suas folhas durante o inverno. Sua história nos faz voltar uns anos para os pagãos, que viam a árvore como um símbolo fértil e próspero. Por permanecerem verdes o ano todo, eram um lembrete de prosperidade a esses povos. Devido ao avanço do cristianismo ao redor do mundo, incorporou-se a árvore as práticas da religião cristã e, hoje, a planta é um elemento essencial ao Natal, que remete a paz e união na celebração do feriado.

Bolas de Natal 

Bolas vermelhas de Natal

Foto: divulgação

E as bolinhas vermelhas e verdes, características de toda decoração de natal? Para explicar melhor esses apetrechos, viajaremos para a Alemanha de anos atrás. No país alemão, ao invés de bolas, pendurava-se frutos. Esses frutos eram colhidos do lado de fora e levados para dentro de casa. Após a colheita, eram, enfim pendurados na árvore. Essa tradição foi adaptada e, hoje em dia, as bolas são de plástico e servem como representação destes antigos frutos e são usadas para atrair paz e fertilidade. 

Estrela

Estrela de natal pendurada em árvore

Foto: divulgação

Já o objeto que vemos no topo da árvore tem seu significado diretamente ligado ao cristianismo. A estrela de Natal representa a estrela de Belém que guiou os três reis magos até o local onde acontecia o nascimento de Jesus. Partindo disso, ela começou a simbolizar uma guia para os humanos, uma vez que foi a responsável por leva-los até Jesus. Posteriormente, foi adicionada aos objetos de decoração de Natal e representa um objeto que nos direciona para o caminho da luz. Por esse motivo, é comum a estrela estar no topo da árvore.

Guirlanda 

Guirlanda de natal em um fundo branco com bolas e visco ao redor

Foto: divulgação

Certamente, você já reparou naquele enfeite que fica nas portas, com fitas douradas, folhas verdes, bolas vermelhas e até mesmo sino? Então, esse objeto decorativo, que mescla diversos símbolos de natal em um só, chama-se guirlanda. Enraizada na religião pagã, usava-se a guirlanda para receber o solstício de inverno e demonstrar gratidão pela colheita. No contexto atual, o enfeite é utilizado para bem receber as visitas e atrair o espírito natalino para casa. 

Ora, você já sabia da origem de algum desses símbolos de Natal? Gostou de saber de onde eles vieram? Me conta tudo lá no meu Instagram. E para continuar por dentro do espírito natalino, continue nos acompanhando aqui em nosso site.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados