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A Pequena Sereia: Disney revela o processo criativo do figurino do live-action

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Com visuais de tirar o fôlego e enredo já conhecido pelos fãs dos clássicos da Disney, longa está disponível em todos os cinemas do Brasil

A Disney vem apostando em live-actions de suas histórias mais queridas pelo público, e tem dado muito certo! Desta vez, o gigante do entretenimento produziu o conto de A Pequena Sereia. A trama narra as aventuras da jovem Ariel (Halle Bailey) que, embora ame o mar e tudo o que há nele, sente a necessidade de descobrir o que há no outro mundo, e ao emergir das águas, se apaixona por um príncipe bonitão (Jonah Hauer-King) e pelo novo mundo que vê a sua frente.

Confira o trailer de A Pequena Sereia

Dirigido por Rob Marshall, o universo cumprimenta com saudosismo o clássico e apresenta um mundo inteiro àqueles que estão tendo contato com a princesa pela primeira vez. E para mergulhar por inteiro em uma nova história, é necessário que tudo seja atrativo ao olhar do telespectador. Desde iluminação, cenários, roteiro, atores e até os figurinos. Pensando nisso, a Disney liberou o processo criativo dos figurinos do live-action, que ficaram sob o encargo de Colleen Atwood e de sua equipe. Vencedora de quatro Oscars por seu trabalho em Alice no País das Maravilhas (Tim Burton), Memórias de Uma Gueixa e Chicago (Rob Marshall), além de Animais Fantásticos e Onde Habitam (David Yates), Atwood encarou o novo desafio e produziu um resultado magnifico. Confira agora o processo do figurinista em A Pequena Sereia.

Um mergulho no fundo do mar

Boa parte do novo longa da Disney se passa no oceano, por isso, Atwood iniciou sua inspiração por ai. Foram necessárias horas de estudo náutico e marinho para reproduzir com fidelidade toda beleza do mar. A figurinista precisou dividir sua criação para a superfície e para o subaquático e, no segundo, utilizou como referência o oceano e a mitologia grega.  “Tudo isso foi muito inspirador para mim; o simples fato de observar as cores do interior de uma concha poderia me trazer inspiração para as roupas de todos os criados do castelo”, contou.

Visual de Ariel, A Pequena Sereia

“Queríamos homenagear o filme original no que diz respeito à paleta de cores básica, mas também nos distanciar desse mundo, indo em direção a um mais novo e moderno”, diz Atwood sobre o visual de Ariel quando sereia.

Nessa parte do processo, enquanto Atwood cuidou do figurino, contou com outras pessoas para  criar visual completo de Ariel. O estilista e maquiador Peter Swords King e a cabeleireira Camille Friend foram de suma importância nesta etapa. Interpretada pela atriz afro-americana Halle Bailey, uma das preocupações do trio foi garantir um visual etnicamente correto para a sereia. Além disso, o visual da personagem deveria funcionar tanto dentro quanto fora da água. Assim, com Friend como principal condutora do processo, eles trabalharam no cabelo de Bailey com tons variados de vermelho escuro, vermelho claro, loiro acobreado e, em seguida, colocaram cachos soltos.

Enquanto vive sua aventura em terra firme, Ariel usa um vestido azul água-marinha.

“Para mim, esta tonalidade realçou a beleza natural de Halle e a fez se destacar nos dois mundos em que se encontra. As texturas que usei no tecido, formadas por dobras e costuras em direções opostas, transmitem uma qualidade aquática semelhante ao movimento das algas marinhas”, descreve Atwood.

No desfecho da trama, Ariel usa um look que combina os mundos da cidade, da corte real e do oceano. Tendo levado quatro meses para ser confeccionado, o vestido foi criado com um tecido feito de fibras de folha de abacaxi nativo das Filipinas. Ele apresenta um bordado de flores de coral e motivo de pequenas anêmonas do mar junto com flores terrestres.

Os sete mares e as sete sereias

Na trama, Ariel vive com suas irmãs Caspia (Nathalie Sorrell), Indira (Simone Ashley), Karina (Kajsa Mohammar), Mala (Karolina Conchet), Perla (Lorena Andrea) e Tamika (Sienna King). A inspiração para o visual de cada uma veio da mitologia grega, na qual a figurinista relacionou as sete irmãs aos sete mares. Além disso, Atwood se baseou em peixes exóticos para criar as caldas e os cabelos das sereias. Os penteados se relacionam também com a personalidade de cada uma.

“Não há inspiração mais bela do que os oceanos e os peixes que nele vivem. Então, tê-los como base e transformá-los em uma versão aquática de um vestido foi um desafio criativo fantástico”, diz a figurinista.

Marinheiros à bordo!

O visual do Príncipe Eric (Jonah Hauer-King) e de seus 50 companheiros foi outro desafio para a figurinista. Atwood trabalhou com referências históricas do mundo dos marinheiros, usando camisas, coletes de linho, calças de linho e botas de couro. 

“Filmamos à noite no navio durante um mês, o que desgastou muito as roupas, pois havia muita ação, tempestades e fogo”, explica Atwood. As peças dos marinheiros de A Pequena Sereia foram pintadas à mão para não parecerem feitas em fábrica. Entretanto, ao mesmo tempo, elas precisavam parecer desgastadas e sujas. Durante a pesquisa, Atwood também descobriu que a maioria dos marinheiros sabia costurar, já passavam longos períodos no mar. Assim, sua equipe bordou à mão grande parte dos figurinos dos marinheiros. “Muitos marinheiros eram muito habilidosos com agulha e linha, e seus bordados contavam histórias dos lugares por onde passaram”, conta.

Tritão, o pai e rei de A Pequena Sereia

O visual do Rei Tritão (Javier Bardem) se baseou na criação de sua coroa e armadura. Esculpida em argila, a armadura do monarca foi moldada com placas de abalone cortadas em finas camadas para refletir a água do oceano. “Acrescentamos lâminas inspiradas em caramujos para dar a aparência de algo que veio do fundo do oceano com elementos de algas marinhas e outras texturas seguidas por uma camada de revestimento de ouro”, descreve Atwood.

Enquanto isso, sua coroa foi inspirada em algas marinhas e dentes de tubarão, com detalhes de pequenos caramujos e partes de abalone. Para a maquiagem de Tritão, Swords King usou como inspiração as clássicas esculturas gregas, além do filme Sem Destino, de 1969. “Sua barba é totalmente inspirada nas antigas estátuas gregas. Seu cabelo, por outro lado, é de influência hippie”, contou o artista.

Úrsula, a Bruxa do Mar

Amando ou odiando a bruxa Úrsula (Melissa McCarthy), temos que admitir que a caracterização da personagem ficou maravilhosa! Para seu look, Atwood se inspirou no polvo e nas roupas de gala. O vestido da personagem é feito de lantejoulas roxas cobertas com camurça cortada a laser. O material dá uma aparência de polvo, pois parece mudar de cor. Além disso, ele também tem pequenos tentáculos cintilantes ao redor do pescoço.

“A versão de Melissa McCarthy dessa personagem é apaixonante e extremamente interessante. A sensação é de que ela pega a pele e as características do polvo e as expressa como um vestido de veludo preto; então, este é mais como um vestido de noite do que um traje de polvo”, diz Atwood.

Com padrão bem claro sobre o cabelo da personagem, Swords King adicionou uma nova referência: “A Úrsula é uma malvada bruxa do mar, mas também é um pouco cafona, então pensamos nela como uma representação da música lounge, daquelas artistas dos anos 50 e 60 que tocavam em hotéis, o tipo de pessoa que andava com uma piteira e um coquetel na mão”, diz, acrescentando: “Criamos uma peruca branca para Melissa, mas não totalmente branca. É branca com toques de lilás na raiz, o que combina perfeitamente com sua maquiagem e contorno facial em tons de lilás”.

E você, já assistiu A Pequena Sereia nos cinemas? Gostou do visual dos personagens? Conta tudo pra gente!

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Foto de capa: divulgação

 

Foto de capa: divulgação/ Disney

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