Absorvendo o Tabu - um curta-metragem necessário - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Absorvendo o Tabu – um curta-metragem necessário

Publicado a

em

Foto: Divulgação Netflix

A pobreza menstrual assola milhares de mulheres em todo o mundo

Absorvendo o Tabu, é um curta-metragem vencedor do Oscar em 2019, onde a história da pobreza menstrual é evidenciada ao mundo. Além disso, dá enfoque em como as mulheres de um vilarejo indiano desenvolveram os absorventes biodegradáveis, de baixo custo.

Dirigido por Rayka Zehtabchi, o curta também apresenta como as mulheres conseguiram extrair um trabalho da produção e venda dos absorventes em meio a uma sociedade machista e patriarcal que por diversas vezes inferioriza a mulher por um ato fisiológico comum.

A pobreza menstrual pode ser entendida como a falta de recursos financeiros para comprar absorventes. Estima-se que ao longo da vida, as mulheres têm em média 350 ciclos menstruais, em um mundo onde o pacote de absorventes custa em média vinte reais. 

É inviável que uma família de baixa renda com várias mulheres menstruando consiga cobrir este gasto. E por isso, não é raro ouvir que mulheres usavam panos velhos, jornais, cinza e até miolo de pão para conter o sangramento causado pelo fluxo menstrual, o que pode causar várias doenças.

A menstruação é um ato ainda considerado pecaminoso e por tal motivo é ignorado em diversas regiões, quando na realidade, deveria tratar-se de um tema de saúde pública, já que grande parte da comunidade feminina menstrua.

A história narrada em Absorvendo o Tabu teve início a partir da experiência de um grupo de alunos do ensino médio da Califórnia, Estados Unidos, que ficaram tocados ao saber que meninas na Índia, evadiram da escola por causa da menstruação, deixando assim de completar seus estudos por um ato fisiológico.

Neste curta, o cinema foi utilizado como uma ferramenta de informação, para que essa realidade seja divulgada e a pobreza menstrual debatida a ponto de viabilizar e auxiliar todas as mulheres durante seus ciclos menstruais. O mesmo encontra-se disponível na Netflix e possui 26 minutos.

Se interessou pelo assunto? Sempre estamos de olho nas novidades que chegam ao Brasil aqui e no instagram.

Foto de capa: divulgação/Netflix

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados