Caminho Místico: Jogo inspirado no folclore brasileiro aposta na acessibilidade e inclusão
A Chicarelo Entretenimento foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, para lançar o “Caminho Místico” , um jogo inovador que combina folclore, acessibilidade e inclusão. Previsto para março de 2025, o jogo promete levar os jogadores a uma jornada mágica repleta de desafios e criaturas lendárias do Brasil.
Ambientado em um Brasil fantástico, “Caminho Místico” coloca os jogadores em uma missão para ajudar figuras icônicas do folclore nacional, como Curupira, Boitatá, Cuca, Matinta Pereira e Saci-Pererê . O jogo mescla elementos de plataforma e quebra-cabeças, exigindo estratégia e julgamento para desvendar enigmas e interagir com o mundo místico.
“A acessibilidade sempre foi um dos pilares desse projeto. Mais do que um jogo, queremos oferecer uma experiência inclusiva para todos, especialmente com a implementação da ferramenta de Libras“, afirma Alexandre Chicarelo , fundador do estúdio.
Comprometido com a inclusão, o jogo segue as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e do Decreto 11.525/2023 , garantindo que pessoas com deficiência possam desfrutar de uma experiência de forma plena. A equipe de desenvolvimento conta com pessoas com deficiência, como um programador surdo, contribuindo para tornar o jogo mais acessível e atendendo às necessidades desse público. Outro destaque do projeto é o trabalho do ilustrador Uelmet Martins, que é daltônico. Sua experiência ajudou a equipe a compreender os desafios enfrentados pelos jogadores com daltonismo, resultando em um design adaptado para diferentes percepções de cor.
“Esperamos que esse jogo ajude a sensibilizar a indústria sobre a importância da acessibilidade nos jogos, um setor que cresce exponencialmente a cada ano”, ressalta Chicarelo . Além do entretenimento, “Caminho Místico” tem um forte viés educacional e social, alinhando-se a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
ODS 3 : Saúde e Bem-Estar
ODS 4 : Educação de Qualidade
ODS 10 : Redução das Desigualdades
Lançamento oficial
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o jogo será lançado oficialmente em março de 2025. A iniciativa reforça o papel dos jogos como ferramentas culturais, educacionais e de inclusão social no Brasil.
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