Cinelet | Mato Seco em Chamas: nas principais listas de Melhores do Ano de 2022, filme estreia nos cinemas - Le Ferrarez
Connect with us

Cinelet

Cinelet | Mato Seco em Chamas: nas principais listas de Melhores do Ano de 2022, filme estreia nos cinemas

Publicado a

em

De Adirley Queirós e Joana Pimenta, Mato Seco em Chamas estreia hoje nos cinemas

O longa marcou presença nas principais listas de Melhores do Ano de 2022, incluindo a tradicional Sight and Sound. Mato Seco em Chamas foi exibido em 36 Festivais do mundo inteiro e recebeu 27 prêmios, o filme dirigido por Adirley Queirós e Joana Pimenta, estreou no circuito nacional nesta quinta-feira (23). É o primeiro filme da Sessão Vitrine deste ano e está programado em 20 cinemas nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Maceió, houve uma pré-estreia.

Mato Seco em Chamas é uma mistura de documentário e filme; ficção-científica e faroeste. A responsável pela fotografia é Joana Pimenta, que já trabalhou anteriormente com Adirley Queirós em Era Uma Vez Brasília.

O enredo do filme acontece em Ceilândia e conta a história de Chitara e Léa, irmãs líderes de uma gangue feminina que rouba óleo de um oleoduto, o refina e vende como gasolina na favela do Sol Nascente.

Foto: divulgação

Acredito que o Brasil esteja em busca de uma certa sensibilidade, já que sensibilidade é definida por classe, território e pensamento. O cinema brasileiro tem a necessidade de retratar a realidade, e se assume que a câmera estática não permite esse tipo de sensibilidade, caindo então num formalismo. Para nós, esse formalismo deu uma nova força para a realidade. Estabelecemos um código, no qual a energia pertence aos personagens”, conta Adirley sobre as escolhas estéticas da dupla em entrevista à Variety.

Procuramos mulheres que tinham uma história que trazia uma melancolia, cujos rostos e corpos são marcados por essa história de liberdade e aprisionamento. Uma geração inteira que foi encarcerada e tem o sentimento de não saber se está no presente, passado ou futuro. Você vai para a prisão e o que para você é um dia, para o resto do mundo são anos. É quase coisa de ficção-científica. O tempo é relativo”, conta Joana Pimenta.

O jornal francês Le Monde define o filme como uma combinação de Mad Max com o cinema de Pedro Costa, o jornal escreve: “Bem-vindo ao Brasil de Jair Bolsonaro, onde dois cineastas – o brasileiro Adirley Queirós e a portuguesa Joana Pimenta – unem forças para encenar uma docuficção que sonha com a revolta. Mato Seco em Chamas, filmado com não-profissionais desempenhando seu próprio papel mesmo na fantasmagoria onde o projeto do filme os conduz.

Confira a sinopse e o trailer oficial

Léa conta a história das Gasolineiras de Kebradas, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

O filme teve sua estreia mundial no 72º Festival de Berlim, no começo de 2022, fazendo carreira em diversos eventos internacionais, recebendo críticas positivas, além de prêmios. No Cinéma du Réel, um dos mais importantes para o gênero documental, foi vencedor da Competição Internacional. Também foi duplamente premiado no IndieLisboa International Independent Film Festival, na competição de longas com o Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa, e, também, como melhor filme português. Foi exibido no Toronto International Film Festival, e nos EUA esteve no New York Film Festival, no AFI, bem como em Mar del Plata e Valdivia.

Além do Brasil, Mato Seco em Chamas tem distribuição em salas de cinema confirmada nos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.

Opinião da redação

Não imaginei que simpatizaria tanto com as irmãs protagonistas. Léa é minha favorita, no jeito de falar e na personalidade. Em uma cidade que vive sob o lema (diversas vezes repetidos ao longo do filme) “Brasil acima de tudo; Força, Deus, fé, acima de todos“, bordão este que estamos bem familiarizados… as irmãs resistem.

Na periferia onde tentam ganhar a vida, as autênticas Léa, Chitara e as outras companheiras do Gasolineiras de Kebradas, quando não estão fazendo negócios com armas na mão, podem ser divertidas e gente como a gente. Minha parte preferida é quando no churrasco, as amigas conversam sobre o tempo na cadeia e mulheres, lembrando as parceiras com nostalgia e dando risadas sinceras. Também gosto da sinceridade de como Andreia Vieira, uma das companheiras do Gasolineiras, embarca na política.

Mato Seco em Chamas leva hoje quatro pipoquinhas do Cinelet 🙂

Cinelet

Se você assim como eu não perde nenhum filme nacional, fica de olho aqui no Cinelet e no nosso instagram que estamos sempre trazendo os lançamentos!

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados