Notícias
Codinome Daniel: espetáculo do Núcleo Experimental celebra a vida de Herbert Daniel
Nova produção teatral Codinome Daniel, destaca a trajetória do ativista LGBTQIAPN+ durante a ditadura militar brasileira
O Núcleo Experimental, reconhecido por dar voz a grupos minoritários e destacar o modo brasileiro de fazer Teatro Musical, presta homenagem ao jornalista Herbert Daniel (1946-1992) em sua mais recente obra, Codinome Daniel. Sob a direção e dramaturgia de Zé Henrique de Paula, com a trilha sonora de Fernanda Maia, o espetáculo estreia em 12 de janeiro de 2024, na sede do grupo na Barra Funda. A temporada se estende até 4 de março, com apresentações de segunda a sábado, às 21h, e domingos, às 19h.
Zé Henrique de Paula, responsável pela direção, dramaturgia e letras, comenta sobre o propósito da peça: “Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade.”
Herbert Daniel, reconhecido como um dos líderes da luta armada, viveu exilado em Portugal e na França, onde contraiu o vírus HIV. Último dos anistiados, ao retornar ao Brasil, tornou-se um ativista fundamental na defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids. Além de fundar o grupo de apoio Pela VIDDA e ser um dos fundadores do Partido Verde, ele também atuou em prol dos direitos LGBTQIAPN+, das mulheres, dos negros e do meio ambiente. Herbert faleceu em 1992, devido a complicações causadas pela AIDS.
“Acreditamos que o teatro – uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) – pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.
Codinome Daniel é a terceira parte da trilogia intitulada Uma Trilogia Para a Vida, que inclui os espetáculos Lembro Todo Dia de Você e Brenda Lee e o Palácio das Princesas. O conjunto das três peças explora discussões e perspectivas sobre a questão do HIV/Aids no Brasil, desde a década de 80 até os dias atuais.
O trabalho tem direção, dramaturgia e letras de Zé Henrique de Paula e música original e direção musical de Fernanda Maia. Já o elenco traz Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.
Gostou? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.
Foto de capa: divulgação/Ale Catan
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Notícias4 semanas atrás
Luciano Camargo grava DVD Gospel com participações de César Menotti e Fabiano, Maria Marçal e Mattos Nascimento
-
Notícias4 semanas atrás
Esoterista Aline Angusso: História de superação através da espiritualidade e previsões para 2025
-
Notícias4 semanas atrás
Claudinho do Negritude Júnior, agita o Anhembi como Embaixador da Polo Go com aa Nova Coleção de Verão 2025
-
Notícias2 semanas atrás
Jhennifer Lopes debuta em celebração que reuniu 1.200 convidados com show de Luan Santana
-
Notícias4 semanas atrás
Jéssica Vieira e Adriano Rocha da Direct Borracha trazem novidades para a Black Friday 2024
-
Notícias1 semana atrás
Casa dos Vestidos lança coleção 2025 ‘Florescer’ em evento luxuoso e exclusivo
-
Notícias1 semana atrás
Tarólogo Val Couto: Previsões que Abalam o Brasil
-
Notícias1 semana atrás
Com releituras marcantes, Julia Vitória lança o álbum “Uma Voz, Uma Lembrança e Uma Canção”