Cobertos com lonas, iluminados por luzes brilhantes e com picadeiros coloridos, os circos são conhecidos por sua aura de magia e criatividade. Lar de acrobatas, mágicos, palhaços, equilibristas e muitos outros artistas, esses espaços encantam o público há gerações, abrindo um mundo de possibilidades com seus shows e performances.
Além de nos encantarem na vida real, os circos também estão na ficção, nos transportando para mundos emocionantes e envolventes. Reunindo um charme único que mistura magia, drama e personagens complexos, estes lugares mostraram ser cenários ideias para histórias fantásticas de drama, terror, suspense e até mesmo romance. Pensando nisso, respeitável público, a DarkSide separou 8 histórias fantásticas ambientadas em circos que você precisa conferir:
Noites de Circo – Angela Carter
Uma das obras mais instigantes de Angela Carter, Noites de Circo conta a história de Fevvers, uma extraordinária trapezista com asas de cisne que fascina multidões com suas apresentações deslumbrantes. Nascida no seio de um bordel vitoriano, ela se torna uma grande estrela do circo e, acompanhada pelo jornalista Jack Walser, decide embarcar em uma aventura pelo mundo para desvendar os mistérios por trás de sua figura encantadora.

Lançamento da marca DarkLove Classics da DarkSide Books, Noites de Circooferece uma narrativa recheada por personagens excêntricos e episódios surreais que abordam temas como liberdade, feminismo e construção do mito. Uma obra inspiradora e cativante que mescla o realismo mágico com o absurdo teatral, Noites de Circo transporta o leitor para um mundo de fantasia e deslumbramento como nenhum outro já visto.
Geek Love – Katherine Dunn
Lançado originalmente em 1989, Geek Love acompanha a família Binewski, um clã bastante unido que viaja pelos Estados Unidos fazendo apresentações com seu freakshow itinerante. A grande questão é que os Binewski resolveram gerar seus próprios freaks, tomando substâncias tóxicas e radioativas para dar à luz crianças “fora do normal”. Conforme vai se deslocando pelas estradas do país, a família se envolve em desventuras, inspirando uma devoção que incita a rivalidade entre irmãos e jogando o leitor em uma montanha-russa de emoções.

Com seus personagens inesquecíveis, como as gêmeas siameses, Elly e Iphy; Arturo, que possui nadadeiras no lugar dos membros e Chicky, dotado de poderes telecinéticos, Geek Lovequestiona nossas noções de bizarro e normal, belo e feio, sagrado e obsceno. Imaginativo e trágico, o romance mais importante de Katherine Dunn aborda temas de amor, ambição, preconceito e pertencimento, dando aos eternos conflitos familiares novas dimensões e mostrando que todos nós temos o nosso lado freakshow.
O Circo Mecânico Tresaulti – Genevieve Valentine
Em um mundo pós-apocalíptico onde as pessoas não possuem mais acesso à tecnologia de ponta, uma caravana circense leva esperanças por onde passa, erguendo sua lona e dando início a um grande espetáculo. Em O Circo Mecânico Tresaulti seguimos a história de um circo formado por sobreviventes de guerra, que se transformaram em artistas após terem seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas. Quem está por trás disso é Boss, a força motora do espetáculo, que possui a incrível habilidade de recuperar esses corpos e criar seres mecânicos pós-humanos, repletos de complexas engrenagens, pistões, rodas e placas de ferro.

Com personagens memoráveis como Ayar, o homem forte; os irmãos acrobatas Grimaldi e o incrível trapézio vivo de Elena, Genevieve Valentine transmite a riqueza da vida e dos sentimentos de cada artista com uma prosa cheia de mistério e imagens surpreendentes. Uma trama envolvente, comovente e poética, O Circo Mecânico Tresaulti conduz o leitor por uma experiência única que mescla realismo mágico com o toque da beleza steampunk.
American Horror Story: Freakshow
Ambientada em 1952 na cidade de Jupiter, na Flórida, a quarta temporada da série American Horror Story contou a história fictícia de um dos últimos freakshow dos Estados Unidos e a consequente luta de seus artistas pela sobrevivência. Comandada pela encantadora, mas inescrupulosa, Elsa Mars (interpretada por Jessica Lange), o decadente espetáculo é composto por vários artistas, como Ethel, a mulher barbada; Jimmy, um rapaz com mãos de lagostas e Bette e Dot, gêmeas siamesas que dividem um único corpo.

Com treze episódios, a trama de American Horror Story: Freakshowgira em torno dos artistas que tentam encontrar aceitação em um mundo que os rejeita. Paralelamente aos conflitos internos da trupe, motivados por inveja, ciúmes, ambição e segredos obscuros, eles também precisam sobreviver a assombrações fantasmagóricas, palhaços assassinos, eventos sobrenaturais e principalmente à maldade humana.
O Rei do Show (2017)
Dirigido por Michael Gracey e protagonizado por Hugh Jackman, O Rei do Show é um musical vagamente inspirado na vida de P. T. Barnum, um empresário e showman responsável por criar o Barnum & Bailey Circus. Com um elenco composto por nomes famosos como Zac Efron, Michelle Williams, Rebecca Ferguson e Zendaya, o filme narra os altos e baixos da vida de Barnum (Jackman), que passa de um sonhador sem dinheiro a um cavalheiro rico e respeitado ao estabelecer seu espetacular circo com a ajuda do dramaturgo Phillip Carlyle (Efron). Embora tome uma grande licença poética em relação à história real, O Rei do Show leva o espectador pelo mundo circense de fantasia extravagante, repleto de personagens mágicos e cenários, figurinos e coreografia de tirar o fôlego.

Monstros (1932)
Monstros é um dos filmes mais interessantes e divisivos da história de Hollywood. Produzido antes da promulgação do Código Hays, o filme acompanha a história de Cleopatra, uma gananciosa trapezista que se junta a um grupo de artistas circenses com o plano de seduzir Hans (um homem com nanismo) e roubar sua herança. Para isso, ela se alia a Hércules, o homem forte do circo, o qual é conhecido por participar do freakshow com artistas como a Mulher Barbada, o Esqueleto Humano e as irmãs siamesas, Daisy e Violet.

No entanto, a história toma um rumo fantasticamente assustador quando as decisões de Cleopatra levam a consequências perigosas e os artistas descobrem sua cruel traição. Dirigido por Tod Browning, cineasta responsável pelo clássico Drácula com Bela Lugosi, Monstros foi um dos filmes mais controversos de sua época, sendo um fracasso de bilheterias e banido em muitos países. Com o tempo, o longa conquistou maior apreciação do público, sendo atualmente valorizado por sua trama complexa e perturbadora, além de sua representação de pessoas com deficiência.
Dumbo (1941)
Quarta animação em longa-metragem produzida pela Walt Disney Productions, Dumbo é um clássico que praticamente dispensa apresentações. Lançado em 1941, o filme conta a história de um jovem elefante que vive em um circo itinerante e é constantemente ridicularizado, tanto pelos outros animais quanto pelos espectadores, por suas orelhas enormes.

Após ser separado da mãe e submetido a diferentes humilhações, ele faz amizade com Timothy, um ratinho confiante e leal, que o ajuda a descobrir que suas orelhas são seu grande talento e que com elas ele pode voar. Embora tenha sido uma das produções mais modestas da Disney, Dumbo alcançou um enorme sucesso e é até hoje uma das animações mais celebradas do estúdio por seus temas de resiliência, individualidade, amizade e superação.
No Templo das Tentações (1983)
Ambientado na pacata cidade de Green Town, em Illinois, No Templo das Tentações acompanha os amigos de infância Will Halloway e Jim Nightshade, que veem sua vida tranquila virar de ponta cabeça com a chegada de um circo itinerante liderado pelo enigmático Sr. Dark. Com atrações simultaneamente mágicas e macabras, o circo promete realizar os desejos de seus visitantes e começa a enfeitiçar os moradores locais.

Logo, os dois amigos precisam reunir toda a coragem possível para descobrir o que está acontecendo, embarcando em uma envolvente batalha contra o mal. Baseado no emblemático romance de Ray Bradbury, Algo Sinistro Vem Por Aí, o filme de 1983 teve seu roteiro adaptado pelo próprio autor e contou com a direção de Jack Clayton, cineasta conhecido pelas adaptações de obras literárias famosas, como Os Inocentes, que levou para as telas o clássico de Henry James, A Volta do Parafuso.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.