Duas peças do autor norte-americano Lee Blessing estreiam simultaneamente no Teatro Cacilda Becker em junho - Le Ferrarez
Connect with us

Notícias

Duas peças do autor norte-americano Lee Blessing estreiam simultaneamente no Teatro Cacilda Becker em junho

Publicado a

em

A inédita Vista para as Montanhas e o sucesso Um Passeio no Bosque são sequências da mesma história

As peças Vista para as Montanhas e Um Passeio no Bosque, ambas do premiado autor norte-americano Lee Blessing, são encenadas ao mesmo tempo pela primeira vez no mundo, no Teatro Cacilda Becker, de 2 a 25 de junho.

As peças são sequências da mesma história e propõem uma reflexão sobre relações humanas, intolerância política e a barbárie. Os espetáculos, o primeiro dirigido por Pedro Granato e o segundo por Marcelo Lazzaratto.

Relevância para o cenário social atual

Desde 2019, Blessing e o ator Beto Bellini (também produtor dos espetáculos) vem trocando impressões sobre o espelhamento da polaridade ideológica entre EUA e Brasil e a relevância das peças no cenário atual. O que motivou a realização deste projeto.

Sobre a estreia, o dramaturgo Lee Blessing, diz que “Vista para as Montanhas é uma peça que, além de ter o tom que nos faz presos a idealizações políticas, é também sobre o conceito de família em nossa sociedade. Como essas duas esferas de experiência se conectam é para mim o coração da peça”.

A peça explora como a atual polarização política extrema em nossa sociedade voltou para casa e ameaça não apenas nossa nação, mas os laços íntimos que unem as famílias. Uma peça mordaz e divertida que explora política, dinheiro e poder através de um olhar das montanhas”, conta o dramaturgo norte-americano sobre o espetáculo que é sequência de Um Passeio no Bosque, sucesso de público em 2019 quando estreou em São Paulo.

Um pouco sobre cada espetáculo

Foto: divulgação

O espetáculo Vista para as Montanhas ganha uma montagem inédita dirigida por Pedro Granato (também encenador do espetáculo Veraneio, sucesso de público e crítica, em cartaz no Teatro Faap) e elenco é composto por Beto Bellini, Gustavo Merighi, Lena Roque, Samya Pascotto e Pedro Miranda.

A trama se passa em 2014, 30 anos depois do primeiro ataque nuclear e da construção da profunda e respeitosa amizade entre os dois diplomatas. Em sua casa em Hudson, Nova Iorque, John e sua esposa Isla recebem em casa Will e Gwynn, o filho do primeiro casamento dele e a sua nora.

Depois de ter tido um papel extremamente importante para a criação de tratados de controle do arsenal nuclear durante a Guerra Fria, John, agora aposentado, continua um idealista de esquerda, filiado ao partido Democrata. Seu filho Will é um pragmático jovem senador da direita, filiado ao partido Republicano, que está prestes a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos na próxima eleição.

Eles se odeiam e não se falam há décadas, mas John chama o filho para tentar forçá-lo a abandonar a carreira política, sob a ameaça de divulgar uma carta que pode comprometer a sua candidatura. O conflito entre os dois chega ao clímax da violência física, com uma mistura de humor ácido e momentos constrangedores.

Já Um Passeio no Bosque estreou em 2019 sob a direção de Marcelo Lazzaratto e traz no elenco os atores Gustavo Merighi e Beto Bellini, que também esteve em uma montagem do mesmo texto no começo dos anos 2000.

A obra, escrita em 1988, revela o encontro entre dois diplomatas representantes de potências adversas em um bosque na Suíça, uma terra de neutralidade e perfeição cívica. Um deles é o russo Botvinik, com larga experiência diplomática e cético em relação ao próprio trabalho; o outro, o jovem americano idealista John, com firme crença no poder da diplomacia e em sua habilidade pessoal.

O mais velho está mais propenso a estabelecer uma relação de amizade com o outro, sem formalidades, e usa os mais variados recursos para vencer os obstáculos em seu caminho. Já o jovem e menos experiente acredita que pode salvar o mundo com seu plano e prefere o argumento direto, objetivo protocolar. Eles não conseguem salvar o mundo mas, quase se tornam amigos.

Grandes questões da política internacional – a guerra ou a paz – são tratadas permanentemente pelos dois diplomatas, frustrando a ambos, pois o poder prefere utilizar-se delas em seu próprio benefício e segundo as conveniências do momento.

Vista para as Montanhas

Temporada: 2 a 24 de junho, às sextas e aos sábados, às 21h

Local: Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)

Um passeio no bosque

Temporada: 4 a 25 de junho, aos domingos, às 19h

Local: Teatro Cacilda Becker, Rua Tito, 295, Lapa

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

E aí, curtiu a novidade? Então se liga no nosso Instagram e no Le Ferrarez pra acompanhar as últimas notícias do mundo do entretenimento!

Foto de capa: divulgação

Publicidade

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados