Espetáculo homenageia vida e obra de Ana C. - Le Ferrarez
Connect with us

Eventos

Espetáculo homenageia vida e obra de Ana C.

Publicado a

em

Espetáculo Ana C.

Espetáculo dirigido por Cris Rocha, Asas para Ana C… é inspirado em poesias e cartas da escritora 

A poeta e escritora Ana C. foi uma artista que viveu intensamente pela arte, pelo amor e pelos percalços da vida. Para celebrar o que seria seu aniversário de 70 anos, Cris Rocha criou o espetáculo Asas para Ana C…, que estreia dia 15 de maio, às 20h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. 

A equipe do espetáculo é formada, pela sua maioria, por mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+. Também como forma de honrar a memória de Ana C. 

Inspirado em seus poemas e cartas, a montagem do espetáculo une teatro, música e dança. Além disso, traz de forma intimista, dinâmica e não linear, a trajetória dessa artista para quem a literatura e a vida eram indissociáveis.

Rafaela Penteado e Cris Rocha fizeram a dramaturgia do espetáculo. Além disso, a dramaturgia sonora é de Nina Blauth e a dramaturgia corporal é de Janette Santiago. Conta ainda com a provocação cênica de Georgette Fadel que participou no processo de criação.

Quem foi Ana C.

A carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983) que, além de poeta, também foi crítica, ensaísta e tradutora, emergiu na década de 1970 como parte da geração mimeógrafo, conhecida por uma produção marginal. Ela deixou apenas um livro publicado, A Teus Pés (1982). Mas suas palavras, pensamentos e inquietações estão registrados em outros meios, como as cartas que trocava com amigos e artistas (um deles, o escritor Caio Fernando Abreu).

E então, o projeto se propõe a dissecar o estado de opressão constante que a autora viveu não de forma trágica, mas poética. Ana C. se jogou de seu apartamento no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1983, aos 31 anos. Ana sofreu com depressão severa durante sua vida.

Dentre os temas tratados, estão a depressão LGBTQIA + e a pressão social por adequação dessas pessoas, mas também o esquecimento de obras e artistas que morreram há muito tempo e não têm um trabalho de divulgação intenso. Também discutem os sonhos, temática presente na vida da Ana,

A escolha do local é igualmente simbólica. O show acontecerá ao ar livre. Para ser acessível, o espetáculo não demanda sequer iluminação e está programado para às 17h para aproveitar a luz do entardecer. 

Além disso, os ingressos são gratuitos e o show acontecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

E então, gostou do conteúdo? Acesse o site e Instagram do Le Ferrarez e não perca nada.

 

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados