Espetáculo sobre a busca da felicidade é apresentado na Galeria Dandi - Le Ferrarez
Connect with us

Teatro

Espetáculo sobre a busca da felicidade é apresentado na Galeria Dandi

Publicado a

em

Foto de Capa: Divulgação

Com direção de Ada Luana, A Moscou! É um espetáculo questionador sobre a busca da felicidade com inspiração de obras do dramaturgo Anton Tchekhov

Com direção de Ada Luana, A Moscou! Um palimpsesto é um espetáculo questionador sobre a busca da felicidade. Ela parte do clássico As Três Irmãs, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, que usava o momento de transformação da Rússia czarista, no começo de 1900, para falar do desejo humano de realização pessoal e a dificuldade de resistir. A diretora está em cena ao lado de Ana Paula Braga, Camila Meskell, Filipe Togawa, Kalley Seraine e Taís Felippe.

A ideia de montar esta adaptação nasceu de um momento marcante e doloroso da diretora.

“Estava vivendo um momento pessoal muito difícil, lidando com o fim de um relacionamento, afastada da prática, pensando o teatro apenas na academia e com muita vontade de voltar para o palco. Foi um marco profissional de peitar esse lugar que ainda é tão dominado pelos homens, na direção teatral e na dramaturgia. E foi muito bonito porque foi um processo de empoderamento por meio de um projeto artístico”, conta Ada.

O Espetáculo!

A trama faz uma releitura da peça clássica à luz dos problemas políticos e sociais do presente, reformulando as perguntas deixadas por Tchekhov em seu texto. Além da influência de outras obras de Tchekhov, também há ecos do autor estadunidense Henry David Thoreau e do dramaturgo francês Joël Pommerat, além de improvisos das atrizes e dos músicos. A própria palavra palimpsesto surgiu de uma leitura de Pommerat.

A música tem um papel importante na composição do espetáculo. Um pianista e um violinista executam a trilha sonora ao vivo, composta especialmente para a peça pelo diretor musical Filipe Togawa. Além de ter feito parte da origem da composição do espetáculo, a música é um elemento importante da própria peça, uma vez que os personagens tocam e têm relação afetiva com os instrumentos.

À medida que a peça é encenada, é montado também o cenário. Ele começa com objetos cênicos e figurinos que fazem alusão a um ensaio e vai sendo transformado, ao vivo, nos cenários da história.

Para a diretora, uma das grandes lições da peça é a beleza da resiliência dessas três mulheres fortes, que suportam toda a sorte de opressão e ruína do mundo como conheciam. A arte tem uma relação íntima com a vida de três das mulheres que não só encenam a peça, mas trabalharam para mantê-la de pé. Foi no fazer deste espetáculo que a Companhia Setor de Áreas Isoladas voltou à vida, diz a diretora.

A Moscou! Um palimpsesto

Temporada: De 24 de novembro a 4 de dezembro – Quintas e sexta às 20h; sábados às 17h30 e 20h; domingos às 17h30. Obs.: Na sexta 2/12 não haverá sessão devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Você gostou de saber da estreia dessa peça? Então fique ligado aqui no site e no nosso Instagram para estar sempre por dentro de eventos como este.

Foto de Capa: Divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados