Feliz Páscoa: conheça os coelhos mais legais da cultura pop
Enquanto o Natal é representado pelo Papai Noel, a Páscoa há muito tempo tem como seu grande representante o Coelhinho da Páscoa, uma figura folclórica que se encarrega de entregar chocolates e as outras gostosuras que devem ser encontradas por crianças do mundo todo. Com origens que remontam aos luteranos da Alemanha no século XVII, inicialmente o Coelhinho da Páscoa atuava como uma espécie de juiz, avaliando se as crianças haviam sido boas ou más.
Como parte da história, ele carregava ovos coloridos em sua cesta, assim como doces e brinquedos, entregando os itens nas casas das crianças consideradas obedientes. Tal tradição foi então transportada para o Brasil e para a América do Sul por meio dos imigrantes alemães que vieram para cá no início do século XVIII. No entanto, engana-se quem acha que o Coelhinho da Páscoa é o único coelho famoso da cultura pop. O símbolo máximo desta festividade está muito bem acompanhado por outros personagens icônicos que conquistaram os fãs ao longo dos anos. Conheça alguns deles:
1. Os Coelhos de Em Busca de Watership Down
Publicado originalmente em 1972 pelo britânico Richard Adams, Em Busca de Watership Down é uma jornada épica de sobrevivência, esperança, coragem e amizade. Ambientada no sul da Inglaterra, a história apresenta um pequeno grupo de coelhos com sua própria cultura, linguagem e mitologia que embarca em uma perigosa jornada para encontrar um novo lar após a iminente destruição de seu viveiro. Traduzido para mais de 25 idiomas, Em Busca de Watership Down chegou recentemente na DarkSide® Books em uma premiada adaptação feita para os quadrinhos pelo roteirista James Sturm e pelo ilustrador Joe Sutphin. Encantando tanto os fãs antigos quanto os novos leitores deste clássico atemporal, a graphic novel traz coelhos memoráveis, como Hazel, Fiver e Blackberry, em uma aventura emocionante sobre bondade, coragem e integridade.

2. Frank de Donnie Darko
Um dos coelhos mais famosos do cinema, Frank está longe de ser seu típico coelhinho da Páscoa. Com um visual macabro digno dos nossos piores pesadelos, o personagem se tornou o representante do clássico cult de Richard Kelly, Donnie Darko. Ele aparece para o protagonista Donnie (Jake Gyllenhaal) durante um passeio sonâmbulo logo no início do filme, avisando para o jovem que seu mundo vai acabar em exatos 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Após acordar no dia seguinte em um campo de golfe, o adolescente retorna para sua casa e descobre que uma enorme turbina de avião caiu em seu quarto. A partir disso, ele passa a vivenciar eventos estranhos e sobrenaturais, sendo constantemente acompanhado por Frank, a força primária de todos os eventos do filme.

3.Pernalonga
Criado em 1940, Pernalonga não é apenas o personagem principal da animação Looney Tunes como também é o mascote da Warner Bros. Aparecendo pela primeira vez em um curta metragem chamado O Coelho Selvagem, ele se transformou em um dos coelhos mais famosos do mundo, conquistando gerações com suas travessuras, inteligência afiada e humor malicioso. Conhecido por sempre superar seus rivais, como o caçador Hortelino, ao longo de sua carreira, Pernalonga já estrelou incontáveis filmes, séries de televisão e videogames, também atuando ao lado de Michael Jordan em Space Jam: O Jogo do Século. Imortalizado por seu bordão “que que há, velhinho?”, o coelho conta até mesmo com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

4. Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas
Vestindo um elegante colete, consultando incansavelmente seu relógio de bolso e reclamando de estar atrasado, o Coelho Branco é um dos personagens mais memoráveis de Alice no País das Maravilhas. Criado por Lewis Carroll no livro homônimo de 1865, ele é a razão pela qual Alice se aventura pelo País das Maravilhas, já que a garota decide segui-lo e acaba caindo em um enorme buraco que dá início à sua clássica jornada. Representado em filmes, séries de televisão, videogames e livros, o Coelho Branco conquistou um lugar no imaginário coletivo, sendo referenciado até mesmo em filmes como Matrix e Jurassic Park.

5. Pedro Coelho
Criado em 1902 pela escritora Beatrix Potter, Pedro Coelho se tornou o protagonista de uma série de obras infantis centradas em suas aventuras e aprendizados. Aparecendo pela primeira vez em A História de Pedro Coelho, o personagem é um coelho antropomórfico que veste uma jaqueta azul, vive com sua família em uma toca mobiliada e é conhecido por roubar as hortas da região. Presente em diversas adaptações televisivas e responsável por entreter crianças há mais de um século, Pedro Coelho ganhou um novo filme homônimo em 2018, o qual não apenas foi um sucesso de bilheteria como também provou a popularidade atemporal do personagem.

6. Roger Rabbit de Uma Cilada para Roger Rabbit
Dirigido por Robert Zemeckis, Uma Cilada para Roger Rabbit é um filme ambientado em uma Hollywood alternativa dos anos 40 onde personagens de desenho animado fazem parte do mundo real, coexistindo e interagindo com os seres humanos. A história acompanha o detetive particular Eddie Valiant (Bob Horskins), que é designado para ajudar Roger Rabitt, um famoso coelho astro dos desenhos animados que se torna o principal suspeito do assassinato de um poderoso empresário. Considerado um dos primeiros filmes da era de animação moderna, Uma Cilada para Roger Rabbit foi extremamente bem sucedido ao misturar live-action com animação, contando com participações especiais de personagens da Disney e da Warner Bros. Além disso, o filme foi responsável por apresentar outro personagem bastante famoso da cultura pop, a esposa de Roger: Jessica Rabbit.

7. Sansão da Turma da Mônica
Criado por Mauricio de Sousa, o coelho Sansão não é apenas um brinquedo de pelúcia, ele é o inseparável companheiro de Mônica, a protagonista da clássica série de histórias em quadrinhos, Turma da Mônica. Apresentado ao público em 3 de março de 1963, junto da primeira aparição de sua dona, o coelho azul inicialmente não tinha um nome e foi apenas em 1983 que foi batizado como Sansão. Ele é fundamental nas histórias da Turma da Mônica, sendo constantemente utilizado nas travessuras de Cebolinha e Cascão, que visam irritar a protagonista, a qual por sua vez utiliza o animal de pelúcia para punir os garotos.

8. Abel de O Ursinho Pooh
Aparecendo pela primeira vez em O Ursinho Pooh, livro infantil publicado em 1926 por A. A. Milne, Abel é um dos membros mais velhos da turma liderada por Pooh. Embora pareça um pouco controlador no início e seja bastante protetor de seu jardim de cenouras, ele no fundo tem um grande coração e está sempre disposto a ajudar os amigos. Apesar de suas rabugices, Abel é bastante prático e frequentemente oferece palavras de sabedoria e conforto para o restante do grupo. Ele é um personagem constante na franquia de O Ursinho Pooh, aparecendo em diversos filmes, livros e séries de televisão, incluindo o famoso filme da Disney de 1977.

9. Judy Hopps de Zootopia
Uma das protagonistas de Zootopia, filme vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2017, Judy Hopps é uma simpática coelha da zona rural que realiza o sonho de se tornar a primeira policial coelha da cidade de Zootopia. No entanto, desde cedo ela precisa enfrentar inúmeros questionamentos sobre seu potencial e provar suas habilidades, sendo constantemente diminuída devido a sua pequena estatura e natureza. Tudo muda quando a policial conhece Nick Wilde, uma raposa para lá de trambiqueira, com quem embarca em uma aventura para resolver um misterioso caso que assola Zootopia. Uma personagem que desafia todas as probabilidades, Judy é extremamente carismática e energética, conquistando rapidamente uma quantidade enorme de fãs. Dublada por Ginnifer Goodwin, a personagem irá retornar para as telonas em Zootopia 2, previsto para novembro de 2025.

10. Tambor de Bambi
Aparecendo pela primeira vez na animação Bambi de 1942, Tambor é um coelhinho memorável por seu bom humor e pelo hábito de bater constantemente o pé esquerdo. Um dos grandes amigos do personagem principal, criado por Felix Salten no livro homônimo de 1923, Tambor também foi crucial para a mudança de tom do filme animado da Disney, o qual inicialmente possuía um tom ainda mais sério e adulto. Durante o desenvolvimento da animação, o personagem teve seu papel expandido devido ao tom vivaz e infantil, levando a um foco nos animais mais jovens da história. Com personalidade e aparência baseados no coelho Benjamin Bunny, criado por Beatrix Potter em 1904, ele foi imortalizado na cultura pop pela chamada “Lei do Tambor”, a qual é explicitada por sua mãe: “se você não pode dizer algo legal, não diga nada.”

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.