História e melhores momentos da Livraria Cultura - Le Ferrarez
Connect with us

Livros

História e melhores momentos da Livraria Cultura

Publicado a

em

livraria cultura

Veja essa retrospectiva da história da Livraria Cultura, uma das livrarias mais famosas do Brasil

Ultimamente, o falimento da Livraria Cultura virou um assunto muito abordado, principalmente para os amantes de livros. Afinal de contas, a Livraria Cultura está localizada em um lugar muito conhecido em São Paulo, em uma das lojas do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Com certeza, para quem gosta de livros, já visitou a incrível e diversificada livraria, mas você sabe como e onde começou a história da icônica livraria, que com certeza deixará muitas lembranças e muita saudade? Então veja abaixo um breve resumo sobre a fundação da Livraria Cultura e alguns momentos incríveis que fizeram história.

Fundação

Eva Herz é a responsável pela criação da Livraria Cultura no ano de 1947. Eva sempre teve o sonho de criar um espaço onde pessoas com distintos gostos literários, poderiam se encontrar e viver uma experiência única. Sendo assim, Eva, que era filha de imigrantes judeus da Alemanha, montou a livraria na Rua Augusta, onde muitas pessoas tiveram a chance e o privilégio de visitar.

Alguns anos antes de ter fundado a Livraria Cultura, Eva montou um serviço de aluguel de livros em sua casa na Alameda Lorena, chamado Biblioteca Circulante. Na época, o objetivo desse serviço de aluguel era destinado a imigrantes que não encontravam livros de sua terra natal. Todos os livros eram importados da Europa, logo depois, os livros brasileiros começaram a ser comercializados também.

Do topo para o poço 

Até o ano de 2021, a Livraria Cultura possuía 12 unidades espalhadas pelo Brasil todo, sendo elas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. No entanto, por causa de diversas dívidas e descumprimentos judiciais, a empresa foi fechando suas lojas.  

A loja de São Paulo era uma de duas unidades, que ainda estava aberta, a segunda unidade está localizada em Porto Alegre. Entretanto, no começo de 2023, a justiça decretou falência para a Livraria Cultura de São Paulo. No ano de 2018, a livraria já tinha dívidas de mais de 280 milhões de reais, como as dívidas não foram pagas, o juiz teve que decretar falência. 

Artistas que fizeram parte da história

Apesar da triste notícia sobre o possível fechamento de uma das maiores e mais famosas livrarias do Brasil, não podemos deixar de relembrar alguns nomes icônicos que fizeram parte da história da Livraria Cultura, ao longo dos anos.

Foram muitas pessoas que tiveram a oportunidade de fazer parte dessa história com coletivas de autógrafos, lançamentos de livros, e até mesmo eventos literários dentro da livraria. Mas, como não é possível citar todas essas pessoas, trouxemos aqui, uma lista de artistas que passaram pela Livraria Cultura do Brasil.

David Lynch, Criatividade e Meditação – 2008

Jô Soares,  As Esganadas – 2011

Pedro Bandeira, obras literárias clássica – 2016

Rita Lee, favoRita – 2018

Mauricio de Sousa, Nosso Amigo com Nanismo – 2022

E aí, o que achou dessa retrospectiva emocionante e incrível sobre a Livraria Cultura? Continue nos acompanhando aqui no site e no nosso perfil do Instagram para mais conteúdos como este!

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados