O Ninho, um recado da raiz chega ao Sesc Bom Retiro - Le Ferrarez
Connect with us

Notícias

O Ninho, um recado da raiz chega ao Sesc Bom Retiro

Publicado a

em

O Ninho, um recado da raiz

O Ninho, um recado da raiz, espetáculo do premiado dramaturgo Newton Moreno, tem trilha sonora de Zeca Baleiro

A emocionante busca de um jovem por suas origens e pela história de sua família ganha vida em O Ninho, um recado da raiz, espetáculo inovador escrito e dirigido pelo premiado Newton Moreno. A produção está marcada para estrear no Sesc Bom Retiro em 15 de março, permanecendo em cartaz até 21 de abril, com apresentações às sextas e sábados às 20h, e aos domingos às 18h.

A obra também conta com a trilha sonora original de Zeca Baleiro, que assume também a direção musical ao lado de André Bedurê. O elenco estelar inclui Paulo de Pontes, Tay Lopes, Kátia Daher, Badu Morais, Rebeca Jamir e Jorge de Paula, além dos músicos Bedurê e Pablo Moura.

Este projeto marca a retomada da colaboração entre Moreno e o produtor Rodrigo Velloni, conhecidos por sua bem-sucedida parceria em As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão (2019).

Escrita em 2009, O Ninho, um recado da raiz teve origem durante a pesquisa da Cia. Os Fofos Encenam sobre a civilização da cana-de-açúcar, o patriarcado feudalista da cana e a região da Zona da Mata, no Nordeste brasileiro, para a peça Memória da Cana. O texto inicialmente estava destinado a compor um dos movimentos de outro espetáculo do grupo, Terra de Santo, encenado posteriormente.

Newton Moreno revela que a decisão de revisitar essa obra é uma resposta à atual ascensão da extrema direita ultraconservadora, do pensamento fascista e neonazista no Brasil e no mundo. O autor ressalta a importância da pesquisa da pesquisadora Adriana Dias sobre o neonazismo no Brasil, enfatizando a necessidade de investigar as razões subjacentes à persistência dessas ideias fascistas.

O Ninho, um recado da raiz é uma novela cênica que aborda a intolerância e o ódio nas terras brasileiras, especialmente no canavial nordestino. O protagonista, determinado e incansável, parte em busca de suas origens, desvendando uma verdade dolorosa sobre sua família. Advertido sobre os perigos iminentes, persiste até compreender que a descoberta de si mesmo é sempre uma jornada dolorosa.

Newton Moreno destaca a importância de redescobrir o Brasil e suas muitas histórias, enfatizando a conexão entre a busca pessoal do protagonista por suas raízes e a busca do país por sua identidade. A encenação, segundo o diretor, se baseia na interação entre o texto, o ator e a música ao vivo, criando uma narrativa seca e trágica que reflete a intensidade da jornada do personagem central.

Gostou da novidade? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

 

Foto de capa: divulgação/Ronaldo Gutierrez

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados