O restaurador de rostos é novo lançamento da Intrínseca - Le Ferrarez
Connect with us

Livros

O restaurador de rostos é novo lançamento da Intrínseca

Publicado a

em

Foto: Divulgação - O restaurador de Rostos

A história verídica do médico que reconstruiu a face de soldados feridos na 1° Guerra Mundial e pai da era moderna da cirurgia plástica

Harold Gillies foi um médico pioneiro que, com coragem e criatividade, mudou para sempre os rumos da cirurgia plástica ao restaurar as feições mutiladas de combatentes. Em O Restaurador de Rostos, que chega às livrarias pela Intrínseca, a historiadora Lindsey Fitzharris não apenas relata as conquistas de Gillies, mas também mergulha no mundo dos homens que ele ajudou, seguindo-os desde as trincheiras até as enfermarias onde tiveram um longo e doloroso processo de recuperação.

“Muitos soldados desfigurados se impunham um isolamento da sociedade após retornar da guerra. A transformação abrupta de ‘comum’ para ‘desfigurado’ não era um choque apenas para o paciente, mas também para amigos e familiares. Noivas rompiam o compromisso. Crianças fugiam ao ver o pai. Um homem se lembrou da vez em que um médico se recusou a olhar para ele devido à gravidade de suas feridas”, conta a autora.

Fitzharris revela que a vida desses soldados ficava muitas vezes tão destruída quanto o rosto. Privados de sua identidade, esses homens passaram a simbolizar o pior de uma nova forma mecanizada de guerra. Segundo a historiadora, antes do fim da guerra, 280 mil homens da França, da Alemanha e da Grã-Bretanha tiveram algum tipo de trauma na face.

Mas graças aos esforços de Harold Gillies durante um conflito sem precedentes, homens com mandíbulas destruídas, narizes retalhados, bochechas arrebentadas e outras lesões assustadoras recuperaram a própria identidade.

Ao reunir uma equipe multidisciplinar, que incluía cirurgiões, médicos, dentistas, radiologistas, artistas, escultores, fabricantes de máscaras e fotógrafos, Gillies revolucionou o campo da cirurgia plástica com métodos pioneiros que foram padronizados à medida que esta área da medicina ganhava legitimidade e entrava na era moderna.

Com muita habilidade narrativa e uma pesquisa rigorosa, Lindsey Fitzharris, a premiada autora de Medicina dos Horrores, transporta o leitor para a Primeira Guerra ao contar a inspiradora história de Harold Gillies e das pessoas que ganharam uma nova chance sob seus cuidados.

Curtiu? Então se liga que aqui no Le Ferrarez você continua por dentro de todas as novidades. E no Instagram a gente fica bem perto de você, para conversar sobre as melhores produções.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados