Projeto Crioulos estreia a peça Vida Bandida no Teatro Contêiner - Le Ferrarez
Connect with us

Eventos

Projeto Crioulos estreia a peça Vida Bandida no Teatro Contêiner

Publicado a

em

Foto oficial da peça Vida Bandida

Projeto Crioulos traz nova peça para o Teatro Container

A vida invisível de pessoas em situação de rua é o tema de Vida Bandida, com direção e adaptação de Caio Daguilar, e texto inédito de Angelo Lopez, que estreia no Teatro Container, em 18 de novembro e vai até 11 de dezembro. O espetáculo também tem apresentações gratuitas no CEU Caminho do Mar (22/11), Aricanduva (29/11) e Capão  Redondo (30/11).

O  elenco da peça conta com nomes como Fernanda Ross, Balbino de Paula, Ilunga Malanda, Carlos de Niggro, Diogo Cintra, André Rosa, Taynã Marquezone, Marisa Mainarte, Edelsioela Denecir, Priscilla Rosa e Tom Nunes.

O texto também reflete o olhar da sociedade, que não sabe como lidar com esses cidadãos invisibilizados, mas, muitas vezes, usa da violação contra esses corpos vulneráveis. A trama se passa no Beco da Vergonha, onde a catadora de papelão Lita, sua filha Antônia e um grupo de pessoas em situação de rua sofrem com a perseguição religiosa, a filantropia televisionada e a opressão policial.

Misturando comédia e tragédia, a peça apresenta um espaço que hoje é visto como o ponto focal de grandes empreendimentos políticos fazendo a ponte entre a realidade da crescente população de rua da pandemia, com seu desrespeito do Estado como agente da violência. A peça convida o público a pensar sobre eugenia e gentrificação contra os corpos vulneráveis ​​de uma sociedade muitas vezes hostil, fria e cruel.

O espetáculo une elementos da dança e música como uma instalação artística e expõe, por meio da ficção, a triste realidade estrutural de nosso país: em sua maioria, os que vivem na rua são pessoas negras.

Sobre o Projeto Crioulos

Criado em 2017 por Caio D’aguilar, o Projeto Crioulos surge de leituras e encontros entre artistas pretos e pretas, ocupando os espaços culturais da Funarte e da Oficina Oswald Andrade, no centro de São Paulo. O grupo estreou em 2020 seu primeiro trabalho, a peça Crioulos, que teve temporadas nos Sescs Santo Amaro, Santos, Interlagos e Santana.

O grupo apresentou o trabalho em festivais durante a pandemia de forma híbrida e realizou uma circulação pelo litoral paulista no início de 2022, com apoio do edital PROAC, levando discussões pertinentes de temas contemporâneos para alunos de escolas estaduais e municipais, junto a professores e artistas locais.

Sinopse

No Beco da Vergonha, uma história é contada como impasse. Lita, a catadora de papelão, e sua filha Antônia, junto a um grupo de moradores de rua, sofrem em suas rotinas intervenções constantes, como perseguição religiosa, filantropia televisionada e opressão policial. Vida Bandida narra pela ficção a realidade do mal contemporâneo estrutural: em sua maioria os que vivem na rua são pessoas negras!

Você gostou de saber da estreia dessa peça cheia de criticas sociais necessárias? Então fique ligado aqui no site e no nosso Instagram para estar sempre por dentro de eventos como este.

Foto de Capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados