Rússia: um país muito maior do que suas guerras e revoluções - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Rússia: um país muito maior do que suas guerras e revoluções

Publicado a

em

Bandeira da Rússia

Antes da Revolução da Rússia e das guerras travadas pelo país, o General Inverno rendeu ao mundo muito mais coisas lindas e preciosas do que rastros de sangue

Sabemos que as últimas notícias sobre a Rússia são sempre sobre destruição e sangue, um rastro de dor e caos, agonia e desespero, causados pelas tropas. Mas a verdade é que nem só disso vive o país. Pelo contrário.

A Rússia é, na verdade, um país maravilhoso em artes e arquitetura, com uma história de força e resistência, com um povo cheio de memória. E apesar de todas as dores, sua existência é magnífica e merece destaque.

É justamente por causa disso que decidimos te lembrar que esse é um país de pessoas artísticas e decentes, e nem todos são positivos a violência e ao desamparo que o atual governo tem causado aos seus vizinhos. Hoje nós falamos sobre a Rússia e sua força principal: a arte!

A Noiva Cadáver

Cena do filme A Noiva Cadáver

Foto: divulgação

Você deve estar pensando que o longa é um filme estadunidense e que não tem nada a ver com a Rússia, mas a verdade é bem diferente desse pensamento pronto que Tim Burton nos causou com todas as suas histórias.

A verdade é que o diretor é famoso por sua genialidade, justamente porque ele não bebe de fontes óbvias e tediosas. Pelo contrário! E A Noiva Cadáver é uma prova viva disso.

O conto que inspirou o filme é russo-judaíco, e remete às épocas pré-guerra, quando os homens viajam para muito longe para encontrar suas noivas, mas muitas vezes isso dava errado e elas eram sequestradas e mortas no meio do caminho. E as referências russas não morrem aí, afinal os nomes relembram um tom russo, assim como os sobrenomes complexos e as construções monumentais.

OTYKEN

A banda é composta por pessoas vindas de grupos étnicos locais da Sibéria, que é uma parte da Rússia, e usam da sua cultura para criar canções e clipes fortes e interessantes. Ainda mais porque seu som é bem único e soa como novidade para a nossa cultura, que está habituada com a língua inglesa e seu som pop.

O grupo foi indicado ao Grammy e isso é novo. Ainda mais porque esse tipo de banda costuma seguir um caminho folk ou de músicas exclusivamente originárias, mas não os OTYKEN.

A banda até importa um som clássico das origens da Rússia, mas mescla isso com sons atuais, como rock e R&B, enquanto usam símbolos tribais e abusam de idiomas locais e antecessores do russo que conhecemos hoje. É uma intensidade insana!

Marina Tsvetáieva

Capa do livro de Marina Tsvetáieva

Foto: divulgação

Que poesia é uma arte que tem falecido lentamente nos nossos tempos, isso não é novidade. Mas a poesia russa tem partido com muito mais facilidade, porque muitas de suas obras não foram traduzidas adequadamente, ou simplesmente não foram traduzidas.

A obra de Marina Tsvetáieva é um desses casos. A poetisa teve tempos difíceis em vida, sofreu em seu próprio peito de amante da vida e das pessoas, e relatou tudo que sentia por meio da poesia. E como uma raridade surpreendente, esse livro de Marina Tsvetáieva cruzou os mares da Rússia até nós e tem uma tradução acessível.

Junto de muito amor pela arte da escrita e da intensidade russa, a autora ultrapassa a imagem de que seu povo é feito apenas de tragédias e guerras, e mostra versões do amor e da força interior por meio de poesia.

Matilda

Cena do filme Matilda, que conta sobre o último tsar da Rússia

Foto: divulgação

O filme Matilda conta sobre um lado da Rússia pré Revolução socialista, responsável por derrubar o tsar Nicolau II e instaurar o sistema da União Soviética ao país. Inclusive, a personagem Matilda é um marco da Revolução, porque foi da sacada de uma de suas casas que Lenin fez um de seus discursos mais famosos.

A história do filme é baseada no romance real que houve entre o tsar Nicolau II e a bailarina solista do ballet imperial, Matilde. Mas como o romance só poderia durar como um namorinho – ou um futuro adultério caso o tsar quisesse ter uma amante -, tudo não passou de um romance de meses e terminou antes da coroação e do casamento dele com Alexandra.

No filme as coisas tomam um lado mais romântico, pinta Alexandra como uma viciada em ocultismo, reforça os preconceitos de casais formados unicamente por pessoas da mesma cultura e exibe versões romantizadas das pessoas reais que ilustraram o romance anterior ao casamento tsarista.

Você sabia sobre todas essas versões da Rússia para além das guerras que tornam o país famoso e razão de notícias? Vem falar com a gente pelo Instagram! E continue aqui no site para mais conteúdos sobre a cultura russa.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados