Superstições e rituais de ano novo pelo mundo - Le Ferrarez
Connect with us

Eventos

Superstições e rituais de ano novo pelo mundo

Publicado a

em

Montagem de imagens que refletem o ano novo

Você conhece todas as superstições de ano novo? A gente te conta as mais populares por aqui e te inspira para começar novos rituais de virada de ano

A última noite do ano, mas conhecida como: réveillon, rende celebrações no mundo inteiro. Cada cultura tem seus rituais e superstições para vidara do novo ano, que prometem trazer boas energias para o ciclo que se inicia. Vamos saber um pouco mais sobre elas?

No Brasil as intenções por trás das tradições brasileiras é atrair sorte e prosperidade. Para tanto, vale vestir uma peça de roupa especial, caprichar no cardápio da janta e até guardar sementinhas na carteira.

Algumas são:

Sete ondas

Quem celebra a virada na beira do mar costuma pular sete ondas à meia-noite. Acredita-se que isso ajude a passar por cima das dificuldades. A cada salto, a pessoa deve mentalizar um pedido.

Lentilha

A lentilha é um alimento que cresce quando cozido. Por isso, dizem que ela traz fartura. É por esse motivo que o grão faz parte da ceia em tantas casas do país.

Aves? Nem pensar

Ainda falando em comida, o prato principal deve ser porco ou peixe. Esses animais andam para a frente, simbolizando avanço na vida. Já o frango ou o peru têm que ser evitados, pois as aves ciscam para trás, o que indica atraso.

Roupa íntima colorida

Uma das superstições de Ano-Novo mais populares está relacionada à cor da calcinha ou da cueca. Cada uma representa algo que a pessoa pretende alcançar. Amarelo é prosperidade. Laranja, sucesso. Verde, renovação. E assim por diante.

Sementes da fortuna

Na hora da virada, tem quem apele para a uva-branca. O segredo é comer 12 gomos e guardar as sementes na carteira para ter dinheiro nos 12 meses do ano. Uma variante dessa simpatia usa três sementes de romã.

Essas superstições rodam o mundo todo. Se os costumes que vimos até aqui já são nossos velhos conhecidos, agora você vai se surpreender. Existem crenças bem diferentes em outros países.

Que tal experimentar uma delas no próximo réveillon?

Mala vazia

Em países latinos como Peru, Colômbia e Venezuela, uma das superstições de Ano Novo serve para garantir muitas viagens. À meia-noite, as pessoas saem de casa carregando uma mala vazia e dão a volta no quarteirão, como se estivessem embarcando para a próxima aventura.

Porta dos fundos

Já os britânicos querem mais é se livrar do passado. Assim que o relógio dá as 12 badaladas, eles abrem a porta dos fundos da casa, permitindo que o ano velho vá embora e não volte mais.

Sem faxina

Muitos brasileiros gostam de limpar a residência para receber o ano que chega. Porém, nos Estados Unidos, a tradição é um pouco diferente. Lá as famílias não lavam a louça nem retiram o lixo no dia 1º de janeiro. É para evitar perdas no ciclo que está apenas começando.

Mergulho do Urso Polar

E o que fazer quando não tem mar para pular as sete ondinhas? No Canadá, a população recorre à água congelante dos rios, mesmo. Para cada mergulho, uma promessa.

Fogos e gritaria

Existe a crença de que barulho afasta os maus espíritos. Sendo assim, além de soltar fogos de artifício, alguns povos gostam de gritar ou buzinar nos carros.

Você sabia alguma dessas tradições ao redor do mundo? Pretende fazer alguma na virada do ano? Conta pra gente lá no Instagram! E para não perder nada sobre o mundo do entretenimento, é só continuar acompanhando nosso site.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados