Toda a importância de Mundo Estranho para a cultura atual - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Toda a importância de Mundo Estranho para a cultura atual

Publicado a

em

Pôster oficial do filme Mundo Estranho, com os protagonistas da família Clade sendo abraçados pelo tentáculo de uma criatura

A nova animação da Disney, Mundo Estranho, chegou provando a sua relevância emocional e a gente te conta sobre cada uma delas

Mundo Estranho, nova animação da Disney que estreou recentemente, tem uma importância fundamental para os nossos contextos atuais. E a causa é bem óbvia: ela dialoga com a sociedade que vivemos hoje e renova alguns conceitos bem ultrapassados da empresa.

Por anos, a Disney focou em contar histórias sobre princesas e, com o grande público tendo mais acesso a informações sobre feminismo, alguns desses filmes passaram a não ser considerados tão prudentes assim para as novas gerações. Teorias e críticas contra as antigas adaptações da marca surgem todos os dias, mas Mundo Estranho veio nadar contra a maré de críticas, e a gente te conta como.

Algumas obras chegam mesmo para ficar, e Mundo Estranho é a mais nova aposta para virar um clássico do estúdio, porque alimenta algumas das principais questões que estamos enfrentando e defendendo. E talvez a mais óbvia seja: mudanças climáticas.

No longa, a família protagonista tem sangue aventureiro, e três gerações da mesma linha sanguínea Clade se arrisca em desbravar um novo planeta, completamente desconhecido e encantador. E é aí que as questões sobre herança e importância climática entram em debate. A ideia de escolher os próprios interesses e ignorar a necessidade do planeta fica sendo trazida de volta a cada momento, e nos faz refletir sobre que herança biológica e orgânica vamos deixar para os nossos filhos e netos.

Debater sobre mudanças climáticas e sobre a preservação da flora, faz o filme também falar sobre a preservação da fauna. Com criaturas novas sendo apresentadas o tempo todo, a produção teve cuidado ao não desviar o foco dos protagonistas da família Clade, mas também se manteve fiel ao questionamento de como podemos manter o respeito e a diversidade do planeta sem precisar desmatar ou destruir.

E se buscamos sempre o equilíbrio na natureza, a questão familiar então… E o longa também fala sobre isso. Com relações mal resolvidas e falta de diálogos entre as gerações, a família Clade se vê presa em uma situação onde não há fuga: conversar e entender os lados uns dos outros é chave para voltar para casa em segurança.

Ethan, o caçula dessas três gerações, se vê naquele momento da vida em que estamos aprendendo sobre nós mesmos, e ele entende que sente mais do que amizade por um dos meninos do seu grupo de amigos. E o diálogo volta a fazer sentido na importância do roteiro. É com compreensão e amor de sua família que sua sexualidade flui muito bem, mostrando que segurança familiar é a chave para auto amor e liberdade de ser quem se é.

Do lado de cá, nós amamos muito essas referências e questionamentos, e indicamos que você vá assistir lá no Disney+ se ainda não teve oportunidade. Mas antes, conta pra gente se você amou essas características do filme também. Estamos lá no Instagram, te esperando para papear. E aqui no site você não perde nada do mundo do entretenimento.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados