Animações: histórias que unem narrativas para adultos e crianças

Uma dose de nostalgia para abrir seus caminhos e matar a saudade

Todo mundo tem um desenho que era o preferido da infância e resistiu ao tempo da própria vida com muito afeto. Aquelas histórias que marcam por uma ou outra razão.

Podemos mencionar várias séries animadas que passam na TV aberta ou fechada e que possibitavam a nossa conexão com o fantástico e o essencial durante a infância, enquanto nos ensinavam valiosas lições sobre amizade, lealdade e caráter.

Entre todas essas ótimas lembranças, decidimos relembrar alguns desses desenhos e incluir novos na lista. O importante é aquecer o coração da nossa criança interior!

O Pequeno Urso

Cena do desenho “O pequeno urso” – reprodução: TMDB

Um clássico da TV Cultura, a animação contava a vida de um ursinho que viviam na floresta do Canadá e tinha amigos de outras espécies. Entre a turminha, uma figura se destacava: uma garota humana.

O desenho ensinava boas maneiras e respeito a natureza, além de estimular a boa relação entre animais e seres humanos. E fora isso, o desenho mantinha traços clássicos E cores suaves, o que deixava tudo muito delicado e charmoso.

Hoje em dia, é possível assistir — se não todos, a maioria — os episódios no YouTube. Afinal, nenhum streaming o colocou no catálogo ainda, então a nostalgia pode ser acessada sempre e sem se preocupar com encontrar o streaming certo.

Hilda

Cena do desenho “Hilda” – reprodução: Netflix

Mesmo recente e não sendo parte da infância da maioria de nós — a menos que você esteja lendo isso muito do futuro —, “Hilda” é uma obra delicada e comunicativa, que explora história, política e educação positiva de formas inteligentes.

A abordagem é a da perspectiva de Hilda, uma garotinha que tem forte conexão com a natureza e com seres mágicos. Ao lado de sua mãe, ela se muda para a cidade mais próxima depois de sua casa ser acidentalmente destruída por um gigante.

Com uma história que é cativante, temos espaço para aprender com as novas gerações e nos alegrar com a nostalgia da nossa própria versão infantil. O enredo conquista adultos e crianças e aquece o coração.

O Segredo Além do Jardim

Cena do desenho “O segredo além do jardim” – reprodução: SMUC

Wirt e Gregory estão perdidos na floresta e precisam achar o caminho de volta para casa, mas a única ajuda que possuem durante todo o trajeto é de Beatrice, um pássaro azul responsável demais.

Entrando e saindo de situações de mistério, a animação explora vivências complexas e experiências reais demais, abordando temas como lares abusivos e situações de risco na infância, o que causa trauma e gera conflitos. Mas tudo de um jeito mágico e leve de ser consumido.

Com uma ilustração bem feita, um roteiro bem escrito e espaço de sobra para interpretação e senso crítico, a obra possibilita o encanto de crianças e adultos. Tudo com muita responsabilidade e bom gosto.

Agora é a sua vez: conta pra gente quais são os melhores desenhos que unem o senso adulto e a magia infantil. 

Foto de capa – reprodução: Amino App

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

malluamabili


Amante de arte, literatura e música. Escrevo uns romances por diversão e faço nail arts por amor.