Cinco podcasts para entender o movimento feminista
O movimento feminista tem sofrido ataques diários sobre seus ensinamentos e crenças, além da banalização de suas lutas, mas a gente muda isso
Aqui no site a gente acredita que o movimento feminista é o principal fator para muitas coisas acontecerem no mundo, e a prova disso são mulheres excepcionais que lutaram contra tudo e fizeram o mundo crescer. E se você não acredita, pesquise sobre como você é capaz de nos ler de onde estiver graças a uma mulher…
Nomes para além de Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Hannah Arendt e algumas famosas atrizes recentes de Hollywood. O feminismo é um movimento que fez o mundo andar, e nem sempre com as personagens mais populares e reconhecidas da nova onda do movimento.
Hedy Lamarr, Jane Austen, irmãs Brontë, Virginia Woolf, Ada Lovelace, Marie Curie, Grace Hopper, Cecilia Payne, Henrietta Swan-Leavitt e mais milhares de mulheres foram responsáveis por mudar o nosso mundo atual, seja por meios literários, teóricos ou práticos. E pensando nisso reunimos alguns dos melhores podcasts para debater o tema.
Feminismo e Marxismo

Nascido da união do Pão e Rosas com o Esquerda Diário, o podcast tem muitas funções sensacionais, como contar a luta de algumas das pensadoras marxistas mais famosas do nosso tempo, revelar nomes que o grande público do movimento talvez não conheça ainda e, por sorte, ainda debate alguns dos principais temas feministas que o mundo vem enfrentando no micro e no macro.
Ora aula de história e ora jornal, o programa tem a função de informar, educar e abrir espaços de debate e conhecimento. Vale muito o destaque para conhecer melhor as reais lutas do movimento feminista, que não são aquelas mentiras que movimentos patriarcais e machistas andam divulgando amplamente.
Literatura e Feminismos
Com 32 episódios curtíssimos, o projeto Literatura e Feminismos faz um trabalho interessante e importante para a literatura. A ideia é simples: indicar e estimular a leitura de obras escritas por mulheres.
O podcasts conta com dicas inusitadas de leituras que podem aumentar o nosso repertório literário e ainda nos empresta um pouco desse conhecimento por meio de leituras curtas dessas mesmas obras.
Apesar de não ser diretamente ligado aos debates feministas, o programa ajuda e incentiva o conhecimento do movimento feminista por vertentes mais amplas e nem sempre tão diretas. Perfeito para quem ainda tem medo do termo e sente que precisa começar devagar a entender essa questão política.
Mamilos

O programa Mamilos já é um clássico nas plataformas de podcast, afinal o projeto nasceu em 2014, com a ideia de realmente ter um programa de rádio voltado para o público feminino, que fizesse um tipo de jornal e espaço de acolhimento.
Apesar da ideia ser como um jornal, a mesa de apresentação surge com uma apresentação interessante, deixando claro que o espaço é como uma mesa de debates e que vale a pena ser ouvida com atenção.
Mesmo com o foco sendo feminino, o público é amplo e a proposta é essa mesmo: abrir espaço de tolerância, respeito e segurança para dar lugar para mulheres mostrarem o que sabem e abrirem espaço para aprendizado e informação.
Grifa Podcast
O Grifa está sem atualizações, mas tem uma história linda e ampla sobre debates importantes dentro do movimento feminista. E a ideia era trazer informação, debate e cultura feminista dentro dos episódios.
Com participações especiais, episódios que recriam histórias inteiras de mulheres incríveis, o programa funcionava muito bem como um informativo durante longas viagens de ônibus, afinal os debates eram amplos e prazerosos de ouvir.
Alguns poemas femininos também tiveram espaço entre os episódios mais longos, e isso nos proporcionou uma ótima experiência. O Grifa também é um bom exemplo de um conteúdo feminista que chega devagar e explica com calma tudo que iniciantes na causa precisam conhecer.
Ecofeminismo: Mulheres e Natureza
O projeto Ecofeminismo também não tem atualizações recentes, mas isso não quer dizer que seja desatualizado. Muito pelo contrário!
A ideia era colocar as mulheres no centro de discussões sobre ecologia, economia e veganismo. E mesmo parecendo o tipo de propaganda feminista que afasta as pessoas, o projeto sempre foi aberto e lindo.
Os debates levantados seguem sendo importantes, mesmo que você inicialmente ache que não. A verdade é que até sobre guerras o programa falou, e isso abre um espaço maravilhoso para o movimento feminista se infiltrar por essa brincadeira de matar que homens velhos, brancos, cis e héteros gostam de exaltar. Tudo com bastante respeito aos pontos de cada um e muita luta política contra ideias ultrapassadas e machistas de vida.
Agora vem responder: você já conhecia esses programas? Se interessou por algum? Acha que faltou qual na lista? Todas essas perguntas podem ser respondidas aqui nos comentários ou no nosso Instagram. E aqui no site você entende que a luta feminista não está apenas em podcasts, mas por todo o universo do entretenimento.
Foto de capa: divulgação
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.