Leleu | A Estrada de Lincoln: uma história intensa sobre crescer

A Estrada de Lincoln vai além das fronteiras da linha de ferro dos EUA

O livro A Estrada de Lincoln é a estreia do mês de agosto que nós amamos, e que já falamos por aqui. Com uma história que acontece em 10 dias corridos, o livro conta sobre Emmett, um jovem recém saído de uma instituição juvenil.

Desesperado para recomeçar a vida junto do irmão mais novo, o ainda mais jovem Billy, Emmett tem o plano perfeito: ir para a Califórnia.

Com a casa tomada pelo banco depois da morte do pai, os irmãos parecem ter tudo sob controle, até descobrirem que Duchess e Woolly, dois colegas do centro juvenil, também precisam ir com eles. E é aí que os planos mudam!

Narrativa

Capa do livro A Estrada de Lincoln
Foto: divulgação/Amazon

Elaborado em vários pontos de vista, A Estrada de Lincoln é uma obra que se forma em diferentes camadas emocionais.

Com histórias tocantes e aventuras inesperadas, o quarteto principal divide os holofotes com outras histórias de vida, que se cruzam as suas, e isso torna a narrativa ainda mais peculiar. 

A escrita de Amor Towles se prova comovente e indiscutivelmente sensível, dando espaço para que o leitor compreenda de verdade aqueles personagens.

História 

Recorte da capa A Estrada de Lincoln
Foto: divulgação/Amazon

Ambientada na época da construção da estrada de ferro original, a tão famosa Estrada de Lincoln, Towles teve cuidado ao reviver tempos históricos.

Com o amor estadunidense por seu país, a construção foi um marco na história mundial, pois a estrada corta mesmo o país de fora a fora. E até o cuidado de inserir um mapa no livro o autor teve.

Ao observar a forma como a narrativa corre pelos trilhos, conseguimos entender pontos importantes da história dos EUA junto com o desenrolar dos personagens. O que é uma forma interessante de se ver a história mundial também.

Opinião da Redação

Amor Towles posa para a foto
Foto: divulgação

Agora falando livremente, o livro é uma perdição. Mesmo grande, a obra nos conquista e nos consome, e somos capazes de passar horas com a mente presa em cada linha e aventura.

Os personagens são bem desenvolvidos, seus pontos de vista sempre exploram várias opções de entendimento, e fica difícil aderir apenas um como preferido. Amor Towles soube desenhar essa trama muito bem, como uma teia de aranha muito delicada.

Já conhecido por sua paixão por histórias históricas, que relembram momentos reais da humanidade, o autor reinventa seu próprio sucesso nesse novo romance. E nós amamos, porque livros que falam sobre as sutilezas e delicadezas da vida são o que há de melhor no mundo.

Você também gosta de um bom livro? Então fique aqui no Le Ferrarez para mais críticas não especializadas, mas cheias de devoção à literatura de qualidade. E no Instagram você fica mais pertinho dos nossos conteúdos.

Foto de capa: divulgação/Amazon