Livros com protagonistas pretas que você precisa ler

Confira a lista de livros com protagonistas pretas que não podem ficar de fora da sua lista de leitura

 

Essa semana é comemorado o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, pensando nessa data importante, nós reunimos alguns livros com protagonistas pretas que não podem ficar de fora da sua lista de leitura.

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é um evento que surgiu para trazer visibilidade à luta de mulheres negras contra a opressão de gênero, exploração e racismo. A data, no Brasil, faz homenagem a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo da luta e resistência do povo negro.

Se você chegou até aqui, entende a importância de mulheres pretas no topo em todos os lugares. E na literatura não poderia ser diferente! Por isso, trouxemos uma lista de protagonistas e escritoras pretas que você precisa conhecer.

 

Conceição Evaristo

Imagem: divulgação / Editora Pallas

Maria da Conceição Evaristo é uma escritora e linguista brasileira. É, atualmente, uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista em nosso país. Escreve nos gêneros da poesia, romance, contos e ensaios. Conhecida por obras de sucesso como Olhos d’água, Becos da Memória, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, entre outros títulos.

 

Alice Walker

Imagem: divulgação/ AlicebanD

Alice ficou conhecida mundialmente com a obra A Cor Púrpura, após ganhar o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1983. Sua obra ganhou adaptação para as telas de cinema em 1985.

 

Octavia E. Butler

Imagem: divulgação/ Editora Morro Branco

Octavia foi uma grande escritora afro-americana conhecida mundialmente por seus livros de ficção científica feminista, que incluem questões de preconceito e racismo em suas obras.

 

Angie Thomas 

Imagem: divulgação/ Grupo Editorial Record

A escritora Angie Thomas ficou conhecida após o sucesso de seu livro O Ódio que Você Semeia. Que serviu de inspiração para a adaptação de mesmo nome para as telas, abordando questões raciais muito fortes.

 

Lu Ain-Zaila

Imagem: divulgação/ Lu Ain-Zaila

A pedagoga brasileira escrevia contos, até descobrir sua paixão por livros de ficção científica. É considerada a voz feminina do afrofuturismo no Brasil.

 

Minha Irmã, a Serial Killer – Oyinkan Braithwaite

Imagem: divulgação/Kapulana

Nesse romance, acompanhamos uma história que equilibra toques assustadores e um bom humor curioso sobre duas irmãs distintas. Elas têm temperamentos e atitudes bem diferentes uma da outra.

 

A Garota que Bebeu a Lua 

Imagem: divulgação/ Grupo Editorial Record

Durante uma determinada época do ano, o povo de Protetorado, abandona um bebê na floresta na esperança de que um espírito que cerca o povoado não assombre os moradores. Mas ao contrário do que todos pensam, Xan, a bruxa da floresta é bondosa.

A Rebelde do Deserto 

Imagem: divulgação/Grupo Companhia das Letras

Em um universo inspirado nas Arábias, Amani, uma atiradora exímia, acaba se envolvendo em uma rebelião e se torna o símbolo de uma revolução.

 

Rainha vermelha 

Imagem: divulgação/ Editora Seguinte

Em uma sociedade dividida pelo sangue, conhecemos Mare, uma jovem de sangue vermelho que precisa roubar para sustentar sua família. Guerras, conflitos , superação e luta de classes: essas são só algumas das preocupações da protagonista.

 

Cinderela Está Morta 

Imagem: divulgação/Grupo Editorial Record

Essa releitura de um dos contos mais famosos da nossa geração conta a história do vilarejo de Cinderela, duzentos anos após a sua morte. Uma ditadura é estabelecida através do nome da princesa que tentou fazer uma revolução. As mulheres são vistas como objetos e não têm direito de escolha. Então Sophia, que está insatisfeita com como as coisas funcionam em seu vilarejo, decide seguir um rumo diferente para a própria vida, mas ela não sabia que isso colocaria o futuro de todas as mulheres do seu vilarejo em risco.

 

Tem algum livro com protagonista preta que você adora? Conta pra gente!

Leia também: O Best-seller A Conspiração de Forty Acres chega ao Brasil 

Acompanhe o Le Ferrarez para mais conteúdos como esse! Nós também estamos no Instagram.

 

Foto de capa: divulgação