Cinema
O legado de Rita Lee para as artes
Diva da música teve contribuições também no cinema, literatura e nos palcos
Rita Lee, um dos grandes nomes da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8). Desde 2021, lutava contra um câncer no pulmão. A cantora e compositora será sempre lembrada principalmente por sua carreira solo e os hits como Saúde, Lança Perfume e Agora Só Falta Você. Também integrou o grupo Os Mutantes, um dos mais importantes e influentes na musicalidade de nosso país e que fez parte do Movimento Tropicalista. O estilo de vida, coragem e irreverência dessa grande diva foram marcas que serão lembradas para sempre.
Além de suas canções, Rita também contribuiu em outras artes. Nos filmes, outro hit de sucesso da artista, Flagra, narra uma ida ao cinema e faz referências a nomes importantes de Hollywood. Com uma letra inteligente, esse sucesso sempre será lembrado nas conversas sobre a sétima arte. Nas telas, o documentário Rita Lee – Ovelha Negra, de 2007, disponível no Youtube, conta partes de sua infância, dos tempos da escola e dos Mutantes.
Outro documentário sobre Lee está sendo desenvolvido pela produtora paulistana Biônica Filmes. A mesma produtora será responsável por um filme de ficção sobre essa estrela da música, baseado no livro “Rita Lee – Uma autobiografia”, de 2016. A cinebiografia foi escrita por Nelson Motta e Patrícia Andrade, mas as gravações não começaram e nem o elenco foi escalado.
A cantora também marcou presença na literatura. Entre 1986 e 1992, escreveu quatro obras infantis protagonizadas pelo Dr. Alex, cientista alemão que se transformava em um ratinho para lutar pelos animais e o meio ambiente. Em 2019 e 2020, essas publicações foram relançadas pela Globo Livros, com textos atualizados e novas ilustrações. Também em 2019 publicou o seu último livro infantil, Amiga Ursa, outro lançamento pela Globo Livros e novamente com a temática dos maus-tratos aos bichos.
Nos palcos, Lee foi interpretada por Mel Lisboa no musical Rita Lee – Mora ao Lado, em cartaz entre 2014 e 2016. A montagem foi uma adaptação do livro Rita Lee Mora ao Lado — Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock, de Henrique Bartsch. Em 2023, o espetáculo de dança Lá Vem Ela se inspirou na trajetória e no discurso estético irreverente da cantora. Ficou em cartaz em março e abril deste ano. A direção foi de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta.
Rita Lee não está mais entre nós, mas seu legado tão diverso e precioso fica para sempre.
Você curtiu saber um pouco mais sobre Rita Lee, música, cinema e literatura? Então fique ligado aqui no site e no Instagram para mais conteúdos como este.
Foto de capa: Divulgação/Rui M. Leal/Getty Images
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Notícias4 semanas atrás
Luciano Camargo grava DVD Gospel com participações de César Menotti e Fabiano, Maria Marçal e Mattos Nascimento
-
Notícias4 semanas atrás
Esoterista Aline Angusso: História de superação através da espiritualidade e previsões para 2025
-
Notícias4 semanas atrás
Claudinho do Negritude Júnior, agita o Anhembi como Embaixador da Polo Go com aa Nova Coleção de Verão 2025
-
Notícias2 semanas atrás
Jhennifer Lopes debuta em celebração que reuniu 1.200 convidados com show de Luan Santana
-
Notícias4 semanas atrás
Jéssica Vieira e Adriano Rocha da Direct Borracha trazem novidades para a Black Friday 2024
-
Notícias1 semana atrás
Casa dos Vestidos lança coleção 2025 ‘Florescer’ em evento luxuoso e exclusivo
-
Notícias1 semana atrás
Tarólogo Val Couto: Previsões que Abalam o Brasil
-
Notícias1 semana atrás
Com releituras marcantes, Julia Vitória lança o álbum “Uma Voz, Uma Lembrança e Uma Canção”