Relembrando Stranger Things com as melhores referências - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Relembrando Stranger Things com as melhores referências

Publicado a

em

A melhor maneira de aquecer nossos corações até o lançamento da última temporada de Stranger Things é curtir conteúdos que foram responsáveis por trilhar a história de Hawkins até então

Sabemos que Stranger Things está no seu coração, ou você não teria acessado esse link. Mas você sabia que a série, apesar de bem original, não nasceu completamente do nada?

Desde a primeira temporada, Stranger Things acumula referências e menções honrosas, e faz todo sentido que seja assim, afinal a trama acontece na década de 1980, que foi uma das décadas mais fortes da cultura pop.

Com o estouro das bandas de rock nos anos 60 e os hippies nos anos 70, tudo movido por muita influência do raciocínio de “drogas, sexo e rock n’roll”, a culutra dos anos 80 foi quase um estouro emocional em uma mídia saturada de protestos pelos direitos humanos e de igualdade e por casos bizarros de assassinatos movidos por grupos hippie.

Viver nos anos 80 foi doideira, e com a explosão de cor e de gerações tão diferentes colidindo, ambientar uma série em um espaço desse seria, obviamente, extremamente importante inserir referências que façam sentido para o pessoal dessa época. E para te levar de volta aos anos 80 e te aprimorar para a próxima temporada, fizemos uma lista com as melhores referências.

Paradise Lost

Cena do documentário Paradise Lost

Foto: divulgação

O documentário Paradise Lost te leva de volta aos anos 90 (sim, uma pegadinha no meio do contexto oitentista da trama geral) e conta a história dos três amigos que foram acusados, injustamente, de assassinar um trio de crianças em Robin Hood Hills.

Com grande repercussão midiática e apoio de grandes nomes do cinema e da música na época, o julgamento ganhou novos rumos ao decorrer dos anos, mas manteve os três amigos presos por quase 20 anos, todos condenados à morte.

O caso serviu de referência para elaborar a história do personagem mais amado da quarta temporada: Eddie Munson. O Eddie de Stranger Things assume uma forma bem peculiar para quem conhece a história do crime real: ele é metaleiro, falsamente acusado de um assassinato e responsável por perturbar o imaginário coletivo com um tipo de Pânico Satânico. Exatamente a mesma ideia que o trio da vida real passava.

Clube dos Cinco

Cena do filme Clube dos Cinco

Foto: divulgação

“Pode nos ver do jeito que quiser; da forma mais simples e como achar melhor. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta? Atenciosamente, o Clube dos Cinco” – Brian

Recentemente nós falamos sobre Clube dos Cinco aqui no site, e você já deve saber a importância dessa trama para a juventude dos anos 80. A verdade é que a ideia de separar grupos escolares por dinâmicas sociais, os nomeando, nasceu nesse filme maravilhoso.

Com a técnica de repetir esse padrão de divisão emocional de acordo com o seu status social na escola, outros filmes repetiram a piada ao passar dos anos, como: 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999), Meninas Malvadas (2004) e até Justiceiras (2022).

E a referência nasce exatamente com o Eddie, no momento em que ele explica a hierarquia social escolar para Mike e Dustin. A referência foi tão direta, que Eddie menciona apenas cinco categorias de grupos sociais, nos levando diretamente ao universo de Clube dos Cinco. Ou seja: Stranger Things completamente imerso no cinema oitentista.

E.T. – O Extraterrestre

Cena do filme E.T. - O Extraterrestre

Foto: divulgação

Voltando aos primórdios de Stranger Things, precisamos relembrar que toda a trama começou com o grupo de amigos sendo aquele tipo que faz tudo pela pequena cidade usando suas bicicletas. Ato muito comum nos EUA na década de 80, quando as questões criminais não eram tão populares nas cidades mais pacatas e muitas pessoas dormiam com as portas destrancadas.

Apesar de ser bem popular essa atividade de locomoção entre as crianças e os jovens daqueles tempos, no caso da série a referência é direta ao filme E.T. – O Extraterrestre, que foi responsável por catapultar Drew Barrymore para as grandes telas e ainda inseriu a imagem do ET no imaginário popular como uma referência óbvia aos fãs de ficção científica.

Até mesmo a forma com que a Eleven se comunica com os novos amigos, a forma como é escondida na casa da família e a roupa que usa na primeira temporada para ir até a escola para o memorial do Will são expressões claras dos roteiristas pelo filme da década de 80, dirigido por Steven Spielberg. Até o fato do Mike ter uma irmã muito mais nova e loira faz referência a família do filme clássico.

Alien

Cena do filme Alien

Foto: divulgação

As referências de Stranger Things a série de filmes Alien começou na primeira temporada, quando os cientistas do laboratório de Hawkins estão investigando o mundo invertido. Mas seguem firmes quando conhecemos o Devorador de Mentes na temporada seguinte, e sua aparência é completamente remetente ao Alien do filme clássico.

Fora isso, já na quarta temporada, a presença do Vecna nos leva de volta a essa aparência estranha e humanoide, fazendo uma demonstração clássica de como a década de 80 é forte o bastante para conseguir se infiltrar até por ambientações de suspense dos dias atuais. E tudo de uma forma que nós sejamos capazes de reconhecer as referências, mesmo não sendo exatamente nossas tramas preferidas ou a última estreia dos cinemas.

A existência de Alien pode ser encontrada em todas as temporadas da série, seja por personagens e suas aparências ou cenas diretas, fazendo referências claras e homenagens interessantes.

E aí, você já sabia de todas essas referências de Stranger Things? Compartilha com a gente a sua saudade da série lá no Instagram. E continue aqui no Le Ferrarez para mais textos cheios de referências antigas em conteúdos atuais.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados