Samuel Rosa lança Segue o Jogo - Le Ferrarez
Connect with us

Música

Samuel Rosa lança Segue o Jogo

Publicado a

em

Samuel Rosa lança Segue o Jogo

A canção Segue o Jogo inicia uma nova fase na carreira de Samuel Rosa, em primeiro álbum solo do cantor e compositor

O aguardado single Segue o Jogo, parte do primeiro álbum solo de Samuel Rosa, será lançado em todas as plataformas digitais hoje (07). Com letra e música do próprio Samuel, a faixa é uma das dez canções do álbum Rosa, que simboliza o início de uma nova etapa na carreira do músico após o término do Skank em 2023, encerrando mais de três décadas de trajetória. Agora, Samuel comemora essa nova fase ao lado de sua nova banda, com a qual iniciará uma turnê pelo Brasil no segundo semestre deste ano.

Segue o Jogo evidencia a habilidade de Samuel Rosa como compositor, transcendo a simples coleção de hits atemporais e consolidando-se como uma marca própria. Esse reconhecimento é reservado a um seleto grupo de compositores, tanto no cenário nacional quanto internacional.

A introdução da música oferece uma sensação familiar que é rapidamente confirmada pela voz e pelo estilo inconfundível de composição de Samuel. É inegável: só podia ser ele!

A canção aborda temas relacionados a relações pessoais, uma temática central do álbum Rosa em suas diversas vertentes. Contudo, Segue o Jogo não é uma canção melancólica à la Tom Waits. Pelo contrário, há uma aceitação plena de que as coisas não funcionaram, a relação terminou e está tudo bem. Cada um segue seu caminho, com a lembrança de um amor que foi bom enquanto durou.

Eu não fiz a canção especificamente para algum caso. Fiz para coisas que vivi. E vejo nesses rompimentos o quanto de culpa que carregam as pessoas. As pessoas que saem de uma relação sentem culpa e as que ficam, também”, pondera Samuel.

Ele quis abordar o fim de um relacionamento, mas de uma maneira leve. “Acho que amor é isso: começa, mas tem uma hora para acabar. Eu não quis uma coisa muito densa, é quase que brincalhona para exatamente exorcizar essa culpa, essa condenação.”

A melodia de Segue o Jogo contribui para a leveza dessa narrativa sobre um momento doloroso, porém inevitável, lembrando influências de Erasmo Carlos e Jorge Ben Jor. Samuel retoma o acorde de sétima maior, que confere um tom alegre à canção, um recurso que ele usa desde os tempos do Skank. Assim, Segue o Jogo estabelece uma conexão sutil com Balada do Amor Inabalável, hit do álbum icônico Maquinarama (2000) do Skank.

O Skank foi uma das primeiras bandas do pop-rock brasileiro a insistir no acorde com sétima maior, hoje muito usado pela turma que redescobre agora a MPB, em ‘Balada do Amor Inabalável’, que foi uma música que estourou. Ela é toda com esse acorde, por isso que parece bossa nova. Então, ‘Segue o Jogo’ tem um pouco de ‘Balada do Amor Inabalável’ na levada”, ressalta o músico. Já a sonoridade recriada pela bateria mais eletrônica, a cargo de Marcelo Dai, inevitavelmente remete ao delicioso clima de Cosmotron, disco disruptivo do Skank (2003).

Samuel Rosa também resgata a harmonia vocal presente em Cosmotron. Essa harmonia, sutilmente incorporada nos backing vocals de Samuel e dos integrantes de sua nova banda – Marcelo Dai, Pedro Kremer, Doca Rolim e Alexandre Mourão – reforça a atmosfera leve de Segue o Jogo.

Gostou da novidade? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

 

Foto de capa: divulgação

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados