Cinema
Seis filmes famosos que saíram das páginas de clássicos da literatura
Hoje nós reunimos seis filmes muito bons que saíram de livros clássicos e importantes para a literatura mundial
Existem filmes e mais filmes inspirados em livros, mas seis deles se destacam na nossa listinha de melhores para assistir. E aqui você vai encontrar literatura inglesa aos montes, porque a Inglaterra é o país que mais acumula livros entre a lista dos clássicos de maior importância para a literatura.
Essas obras são responsáveis por moldar também o gosto cinéfilo de muitos de nós, mesmo que não pareça. E é por isso que hoje nós escolhemos alguns para conversar sobre e indicar bons filmes.
Vem acompanhar a nossa listinha de filmes queridinhos que saíram dos clássicos literários.
As Patricinhas de Beverly Hills
Você com certeza já assistiu ou ouviu falar desse filme. Um clássico dos anos 90, com figurinos imperdíveis e responsável por cativar muitos amantes das comédias românticas, As Patricinhas de Beverly Hills nasceu, na verdade, de um clássico da literatura.
Se você não é fã de romances clássicos, talvez não faça ideia, mas a trama central de Cher (Alicia Silverstone) vem do romance inglês Emma, obra da imperdível Jane Austen.
No livro, Emma é uma riquinha ousada e destemida, que deixa clara a sua insatisfação com o sexo oposto local e dispensa qualquer possibilidade de casamento quando o assunto surge. Mas isso não quer dizer que ela não esteja disposta a servir de casamenteira para todos ao seu redor – especialmente suas amigas mais queridas.
Romeu + Julieta
Responsável por colocar Leonardo DiCaprio entre os bad boys de Hollywood, já que foi aqui que ele começou a surgir como um par romântico nada fácil de trabalhar, Romeu + Julieta reinventa a peça clássica escrita por William Shakespeare.
O filme faz o papel de dar uma versão mais atual ao clássico, fazendo do filme uma das adaptações mais interessantes e divertidas da tragédia original. E o sucesso dessa versão vem de uma linguagem mais moderna e um cenário não tão clássico assim, apesar de vermos os personagens originais se digladiando para amar enquanto vivem em famílias inimigas.
Esse talvez tenha sido o pontapé inicial da possibilidade de fazer um filme sobre Rosalina, a primeira namorada de Romeu, com um tom tão moderno e divertido. Seguir sucessos que já tinham funcionado parece ser muito promissor, e a gente ama uma boa comédia romântica, então não estamos reclamando.
10 Coisas que Eu Odeio em Você
Os anos 90 foram muito intensos em relação a comédias românticas não é segredo para ninguém, mas você sabia que o clássico 10 Coisas que Eu Odeio em Você é inspirado em um clássico da literatura? E não de qualquer autor: e se já estamos falando de Shakespeare, por que não continuar a lista?
A inspiração saiu da peça A Megera Domada, que também já tem filme adaptado. Os nomes de alguns personagens se mantiveram iguais, mas o cenário mudou, saindo do lado social aristocrata para o ambiente escolar. E Kat deixou de ser vista como uma pessoa amarga e ganhou um propósito feminista. É fogo nos machistas mesmo!
Superando muito a versão original, o longa é mais dinâmico, divertido e crítico, e tira as mulheres do papel de tolas. Mas sejamos realistas: também poderia ter sido facilmente uma adaptação de Razão e Sensibilidade.
Orgulho e Preconceito
E se vamos mencionar Jane Austen de novo, por que não falar sobre a adaptação mais bem feita da história de seus romances? O longa Orgulho e Preconceito, de 2005, é um clássico dos nossos tempos e revive a história com bastante fidelidade.
Darcy é um ricaço frio e fechado, mas quando conhece Elizabeth Bennet seu mundo de riqueza e arrogância desmorona. E criando o famoso “rico chuta pobre”, ele vai amolecendo e se permitindo sentir as coisas com carinho e paciência. Entendo, aos poucos, que o mundo não é assim como ele imaginava.
O romance original nasceu da criatividade de Jane Austen e é responsável pelos casais mais clichês do universo romântico, seja nos filmes ou nos livros. É só qualidade literária por aqui!
O Grande Gatsby
Sua última adaptação foi com Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire nos papéis principais. Sendo DiCaprio o velho Gatsby e Maguire como Nick.
O longa é bem feito e adapta o clássico homônimo da década de 1920, do autor estadunidense F. Scott Fitzgerald, um dos principais nomes do seleto grupo de artistas que formou a Geração Perdida.
Gatsby é de origem pobre e renegou todo o seu passado para crescer na vida, mesmo que seja de forma misteriosa. Sua missão era ficar rico o suficiente para conquistar a atenção do seu primeiro amor: Daisy, uma garota aristocrata mimada e cheia de mimos. Que por acaso é prima de Nick.
Alice no País das Maravilhas
O clássico nasceu em um barco, nas águas calmas de um rio em algum recanto da Inglaterra. E tudo de maneira verbal, afinal, o autor da história infantil só queria divertir e ocupar a mente das filhas do seu mentor.
Lewis Carroll tem suas versões sombrias sobre relações com crianças, e a gente reconhece que assusta pensar na verdade da amizade que tenha originado a história infantil, mas hoje em dia as aventuras de Alice são um clássico inquestionável.
A adaptação mais recente foi feita por Tim Burton, há alguns anos, e reúne fãs e haters por onde passa. Mesmo a adaptação original da Disney, na versão 2D, ser mais fiel ao livro, a versão de Burton é um deleite aos olhos dos fãs.
Agora conta pra gente qual a sua adaptação preferida de livros clássicos! Estamos te esperando no Instagram para falar mais sobre literatura. E aqui no Le Ferrarez você não perde nenhuma novidade do universo literário.
Foto de capa: divulgação
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Notícias4 semanas atrás
Luciano Camargo grava DVD Gospel com participações de César Menotti e Fabiano, Maria Marçal e Mattos Nascimento
-
Notícias4 semanas atrás
Esoterista Aline Angusso: História de superação através da espiritualidade e previsões para 2025
-
Notícias4 semanas atrás
Claudinho do Negritude Júnior, agita o Anhembi como Embaixador da Polo Go com aa Nova Coleção de Verão 2025
-
Notícias2 semanas atrás
Jhennifer Lopes debuta em celebração que reuniu 1.200 convidados com show de Luan Santana
-
Notícias4 semanas atrás
Jéssica Vieira e Adriano Rocha da Direct Borracha trazem novidades para a Black Friday 2024
-
Notícias1 semana atrás
Casa dos Vestidos lança coleção 2025 ‘Florescer’ em evento luxuoso e exclusivo
-
Notícias1 semana atrás
Tarólogo Val Couto: Previsões que Abalam o Brasil
-
Notícias1 semana atrás
Com releituras marcantes, Julia Vitória lança o álbum “Uma Voz, Uma Lembrança e Uma Canção”