Seis filmes famosos que saíram das páginas de clássicos da literatura - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Seis filmes famosos que saíram das páginas de clássicos da literatura

Publicado a

em

Cena do filme Orgulho e Preconceito, filme inspirado no clássico da literatura de mesmo nome

Hoje nós reunimos seis filmes muito bons que saíram de livros clássicos e importantes para a literatura mundial

Existem filmes e mais filmes inspirados em livros, mas seis deles se destacam na nossa listinha de melhores para assistir. E aqui você vai encontrar literatura inglesa aos montes, porque a Inglaterra é o país que mais acumula livros entre a lista dos clássicos de maior importância para a literatura.

Essas obras são responsáveis por moldar também o gosto cinéfilo de muitos de nós, mesmo que não pareça. E é por isso que hoje nós escolhemos alguns para conversar sobre e indicar bons filmes.

Vem acompanhar a nossa listinha de filmes queridinhos que saíram dos clássicos literários.

As Patricinhas de Beverly Hills

Cena do filme As Patricinhas de Beverly Hills

Foto: divulgação

Você com certeza já assistiu ou ouviu falar desse filme. Um clássico dos anos 90, com figurinos imperdíveis e responsável por cativar muitos amantes das comédias românticas, As Patricinhas de Beverly Hills nasceu, na verdade, de um clássico da literatura.

Se você não é fã de romances clássicos, talvez não faça ideia, mas a trama central de Cher (Alicia Silverstone) vem do romance inglês Emma, obra da imperdível Jane Austen.

No livro, Emma é uma riquinha ousada e destemida, que deixa clara a sua insatisfação com o sexo oposto local e dispensa qualquer possibilidade de casamento quando o assunto surge. Mas isso não quer dizer que ela não esteja disposta a servir de casamenteira para todos ao seu redor – especialmente suas amigas mais queridas.

Romeu + Julieta

Cena do filme Romeu + Julieta

Foto: divulgação

Responsável por colocar Leonardo DiCaprio entre os bad boys de Hollywood, já que foi aqui que ele começou a surgir como um par romântico nada fácil de trabalhar, Romeu + Julieta reinventa a peça clássica escrita por William Shakespeare.

O filme faz o papel de dar uma versão mais atual ao clássico, fazendo do filme uma das adaptações mais interessantes e divertidas da tragédia original. E o sucesso dessa versão vem de uma linguagem mais moderna e um cenário não tão clássico assim, apesar de vermos os personagens originais se digladiando para amar enquanto vivem em famílias inimigas.

Esse talvez tenha sido o pontapé inicial da possibilidade de fazer um filme sobre Rosalina, a primeira namorada de Romeu, com um tom tão moderno e divertido. Seguir sucessos que já tinham funcionado parece ser muito promissor, e a gente ama uma boa comédia romântica, então não estamos reclamando.

10 Coisas que Eu Odeio em Você

Cena dos bastidores do filme 10 Coisas que Eu Odeio em Você

Foto: divulgação

Os anos 90 foram muito intensos em relação a comédias românticas não é segredo para ninguém, mas você sabia que o clássico 10 Coisas que Eu Odeio em Você é inspirado em um clássico da literatura? E não de qualquer autor: e se já estamos falando de Shakespeare, por que não continuar a lista?

A inspiração saiu da peça A Megera Domada, que também já tem filme adaptado. Os nomes de alguns personagens se mantiveram iguais, mas o cenário mudou, saindo do lado social aristocrata para o ambiente escolar. E Kat deixou de ser vista como uma pessoa amarga e ganhou um propósito feminista. É fogo nos machistas mesmo!

Superando muito a versão original, o longa é mais dinâmico, divertido e crítico, e tira as mulheres do papel de tolas. Mas sejamos realistas: também poderia ter sido facilmente uma adaptação de Razão e Sensibilidade.

Orgulho e Preconceito

Pôster do filme Orgulho e Preconceito

Foto: divulgação

E se vamos mencionar Jane Austen de novo, por que não falar sobre a adaptação mais bem feita da história de seus romances? O longa Orgulho e Preconceito, de 2005, é um clássico dos nossos tempos e revive a história com bastante fidelidade.

Darcy é um ricaço frio e fechado, mas quando conhece Elizabeth Bennet seu mundo de riqueza e arrogância desmorona. E criando o famoso “rico chuta pobre”, ele vai amolecendo e se permitindo sentir as coisas com carinho e paciência. Entendo, aos poucos, que o mundo não é assim como ele imaginava.

O romance original nasceu da criatividade de Jane Austen e é responsável pelos casais mais clichês do universo romântico, seja nos filmes ou nos livros. É só qualidade literária por aqui!

O Grande Gatsby

Cena do filme O Grande Gatsby

Foto: divulgação

Sua última adaptação foi com Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire nos papéis principais. Sendo DiCaprio o velho Gatsby e Maguire como Nick.

O longa é bem feito e adapta o clássico homônimo da década de 1920, do autor estadunidense F. Scott Fitzgerald, um dos principais nomes do seleto grupo de artistas que formou a Geração Perdida.

Gatsby é de origem pobre e renegou todo o seu passado para crescer na vida, mesmo que seja de forma misteriosa. Sua missão era ficar rico o suficiente para conquistar a atenção do seu primeiro amor: Daisy, uma garota aristocrata mimada e cheia de mimos. Que por acaso é prima de Nick.

Alice no País das Maravilhas

Pôster do filme Alice no País das Maravilhas

Foto: divulgação

O clássico nasceu em um barco, nas águas calmas de um rio em algum recanto da Inglaterra. E tudo de maneira verbal, afinal, o autor da história infantil só queria divertir e ocupar a mente das filhas do seu mentor.

Lewis Carroll tem suas versões sombrias sobre relações com crianças, e a gente reconhece que assusta pensar na verdade da amizade que tenha originado a história infantil, mas hoje em dia as aventuras de Alice são um clássico inquestionável.

A adaptação mais recente foi feita por Tim Burton, há alguns anos, e reúne fãs e haters por onde passa. Mesmo a adaptação original da Disney, na versão 2D, ser mais fiel ao livro, a versão de Burton é um deleite aos olhos dos fãs.

Agora conta pra gente qual a sua adaptação preferida de livros clássicos! Estamos te esperando no Instagram para falar mais sobre literatura. E aqui no Le Ferrarez você não perde nenhuma novidade do universo literário.

Foto de capa: divulgação

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Publicidade

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados