Tudo, novo espetáculo de Guilherme Weber, estreia em São Paulo em setembro - Le Ferrarez
Connect with us

Notícias

Tudo, novo espetáculo de Guilherme Weber, estreia em São Paulo em setembro

Publicado a

em

Tudo

Tudo é uma adaptação que contará com Julia Lemmertz, Dani Barros, Vladimir Brichta, Claudio Mendes e Márcio Vito no Sesc Bom Retiro

Tudo é a nova peça de teatro que vai te tirar de casa! O espetáculo, dirigido por Guilherme Weber, é uma adaptação da obra do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd. Estrelado por Julia Lemmertz, Dani Barros, Vladimir Brichta, Claudio Mendes e Márcio Vito, o espetáculo fará curta temporada no Sesc Bom Retiro do dia 2 de setembro a 9 de outubro.

Três fábulas morais (como as de Esopo, mas sem animais) compõem o espetáculo Tudo. As fábulas levadas à cena investigam o indivíduo em confronto com o poder a partir de três perguntas. A primeira (“Por que todo Estado vira burocracia?”) apresenta um grupo de funcionários vivendo suas rotinas em uma repartição pública, quando começam a questionar valores impostos e alguns comportamentos absurdos. A segunda (“Por que toda arte vira negócio?”) mostra os convidados de um jantar de natal que dão início à ceia somente após uma contundente discussão sobre valores absolutos e particulares do pós-modernismo. A terceira (“Por que toda religião vira superstição?”) traz um casal e seu filho recém nascido que fica doente em uma noite de tempestade.

Foto: divulgação/Lina Sumizono

O diretor, Guilherme Weber declara que Spregelburd é uma das vozes mais originais da dramaturgia contemporânea, atento às questões latino-americanas, mas com olhar profundamente universal e humano: “Montá-lo no país é também uma compreensão de nossa identidade como latino-americanos, atravessada pela história do continente. O Brasil, pelo seu tamanho e pluralidade, é uma espécie de lente de aumento dos impasses da problemática latino-americana; uma espécie de fantasma no qual todo o continente vê seus medos e desejos. Situar no Brasil estas fábulas morais é ressignificar, sob a ótica nacional, as contradições de nossa identidade e o surrealismo da obra de Spregelburg

Toda pergunta sobre ideologia implica uma estreita relação com o conceito de cidade/ comunidade. O que é que em um determinado momento torna-se a “identidade” de um povo? E o que a história faz aos povos? Acreditamos que nossa identidade é casual? Somos uma solidariedade partilhada perante o temor dos nossos colapsos coletivos?”, pontua o diretor. “Nesse sentido “Tudo” adquire, às vezes, o valor de um manifesto, mas que visa efeitos sensoriais e ambíguos e em nenhum momento cai na armadilha da arte que faz do discurso e do didatismo sua meta explícita”, conclui o diretor.

Foto: divulgação/Flavia Canavarro

Cientes da função da comédia em espelhar este momento complexo da nossa sociedade, os personagens destas fábulas vão nos fazer rir para castigar costumes. Vale lembrar que Tudo está indicado em seis categorias do próximo Prêmio Cesgranrio de Teatro: Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Desenho de Luz e Cenografia.

O espetáculo conta com 1h30. Os ingressos já estão sendo vendidos online no site e presencialmente pela rede ingressos Sesc, em qualquer Unidade do Sesc SP. A classificação é 14 anos. De 2/9 a 9/10. Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Exceto dias 22/9 e 2/10. As sessões dos dias 08 e 09/10 terão, respectivamente, tradução em libras e audiodescrição.

Curtiu? Então fique ligado aqui no site e no Instagram para mais conteúdos como este!

Foto de capa: divulgação/Flavia Canavarro

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados