Cinelet | A Conferência: o filme que te leva para dentro da Alemanha de 1942

A Conferência leva o espectador diretamente para a Conferência de Wannsee, que configurou o maior massacre da humanidade

Em 20 de janeiro de 1942, os principais representantes do regime nazista alemão se reuniram em uma vila em Berlim-Wannsee para uma reunião que ficou na história como a Conferência de Wannsee, na qual foi decidido o assassinato sistemático de 11 milhões de judeus. E é isso que o novo filme da A2 Filmes, A Conferência, mostra. O longa, que está no Cinelet, chega aos cinemas brasileiros hoje (03).

O drama alemão foi um dos destaques na programação deste ano do Festival do Rio e é estrelado por  Philipp Hochmair, Johannes Allmayer, Maximilian Brückner, Matthias Bundschuh, Fabian Busch, Jakob Diehl, Lilli Fichtner e Godehard Giese. Assista ao trailer:

A Conferência foi vencedor na categoria de melhor filme no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival 2022. Veja a sinopse oficial:

Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em uma idílica vila no Great Wannsee, no sudoeste de Berlim, para uma reunião que ficou para a história como a Conferência de Wannsee, por causa de seu alcance, fatalidade e consequências, talvez a conferência mais terrível da história humana. Estão presentes 15 líderes da SS, do NSDAP e da burocracia ministerial. Eles foram convidados por Reinhard Heydrich, chefe da polícia de segurança e do SD, para uma reunião seguida de café da manhã. O tópico exclusivo da discussão de aproximadamente 90 minutos é o que os nacional-socialistas chamaram de Solução Final para a Questão Judaica, que significa a organização burocraticamente planejada do assassinato em massa sistemático de milhões de judeus de toda a Europa.

Opinião da redação

A Conferência não é para qualquer um, é preciso ter estômago. O longa se passa em uma única locação e não mostra nenhuma cena de violência física. Porém, a violência retratada no longa é outra. Embora todos já estamos cansados de saber o que aconteceu durante o período nazista, A Conferência mostra que, durante 90 minutos, em uma sala, foi definido o destino de milhões de judeus, que foram pegos pela atrocidade que foi o Holocausto.

Vale ressaltar que o longa, de forma alguma, faz um retrato positivo do que aconteceu. No geral, o filme vale a pena. Por isso, A Conferência ganha três pipoquinhas.

Curtiu esse Cinelet? Então continue nos acompanhando através do site e do Instagram!

 

Foto de capa: divulgação/A2 Filmes