Leleu | 365 Dias: o romance fora dos padrões

365 Dias, de Blanka Lipińska, é aquele romance que vai te surpreender e fazer você querer ler tudo em um único dia

[Atenção spoilers]

Você já ouviu aquela frase: Um herói sacrificaria você para salvar o mundo, mas um vilão sacrificaria o mundo pra salvar você?

Particularmente, acho que essa frase define o livro todo para mim. Antes de começar com os spoilers e contar todos os detalhes sobre o livro para vocês, vamos conhecer um pouquinho mais da história. 

365 Dias conta a história de Máximo, um mafioso italiano, e Laura, uma gerente de hotel polonesa. Depois de passar por um trauma em sua vida, Máximo sonha com o rosto de Laura, sem nunca tê-la visto antes e se apaixona instantaneamente. 

A partir disso, a vida de Máximo se resume a procurar por Laura, sem ter ideia de se ela seria real. Por outro lado, Laura é uma mulher de negócios brilhante que mora com seu namorado na Polônia. Tem em sua vida amigos, família, mas sentia que algo estava faltando. 

Ambos acabam se esbarrando na Itália, no aniversário de Laura, quando ela junto com seu namorado e um casal de amigos vão passar férias em um resort, e daí para frente, já é spoiler!

Curiosidades 

Aqui vamos misturar um pouquinho de curiosidades com experiência pessoal! Esta redatora que vos fala teve a oportunidade de se encontrar com a autora Blanka Lipińska, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de presenciar a entrevista exclusiva que ela deu para o Le Ferrarez. No Le Entrevistou ficamos sabendo de alguns detalhes quentíssimos sobre a saga. 

Dentre eles, o que foi mais impressionante para mim e acredito que para qualquer pessoa que ler o livro, é que encontrar a Blanka é quase a mesma coisa que encontrar a Laura. Tivemos a oportunidade de ver a personagem de Blanka se tornando real em cada detalhe e, obviamente, perguntamos a Blanka se Laura era inspirada nela. Ela confirmou Brasil! 

Blanka disse em sua entrevista para o Lê Ferrarez que 80% do livro é inspirado nela e em sua história, mas que ela não revelaria o que, especificamente. Além disso, Blanka ainda entregou várias curiosidades e até spoilers sobre o futuro da trilogia. Mas, para saber disso, é só conferir a entrevista na íntegra:

Opinião da redação

O livro tem uma história muito envolvente e bem construída, com um passado bem definido para os personagens e tudo de uma forma dinâmica, não se tornando maçante.

Obviamente temos várias cenas de sexo bem explícitas, que inclusive, para mim ajudam a entender o tom e evolução da relação deles, já que elas vão mudando conforme o relacionamento deles também muda.

O final é surpreendente e me deixou na pontinha da cadeira, louca para começar o próximo livro, o Este Dia. E embora o filme seja muito bom, na minha humilde opinião nem se compara ao livro. 

Para esse livro, tentando ser o mais imparcial possível, dou cinco best sellers dentro da nossa escala de premiação do Leleu.

Curtiu o Leleu de hoje? Então fique ligado aqui no site e no Instagram para mais dicas de livros e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

Foto de capa: divulgação