Plano 75 chega aos cinemas em abril

Drama e suspense se fundem na nova produção da Sato Company, Plano 75, prevista para estrear nos cinemas brasileiros em abril

Sob a direção da estreante Chie Hayakawa, Plano 75 mergulha em uma narrativa inquietante, transportando o espectador para um futuro fictício onde as preocupações atuais com o envelhecimento se desdobram. Submetido para representar o Japão no Oscar de 2023 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o longa será lançado no Brasil em abril pela Sato Company.

Conquistando uma Menção Especial no Caméra D’Or do Festival de Cannes 2022, na seção Um Certo Olhar, o filme, co-escrito pela diretora Hayakawa e Jason Gray, tece sua trama em um Japão conturbado e distópico. Na história, a Lei 75 é promulgada como uma resposta ao envelhecimento populacional, oferecendo a cidadãos com 75 anos ou mais a opção de se inscreverem para a eutanásia, em troca de mil dólares para gastar antes da morte ou para deixar à família. O programa ganha popularidade, e uma nova legislação começa a ser debatida para reduzir a idade do Plano para 65 anos.

Hayakawa explora a mentalidade japonesa, especialmente entre os mais velhos, onde evitar incomodar os outros é uma virtude. Essa ideia é explorada nas personagens do filme, que aceitam o “Plano 75” com surpreendente facilidade.

Além disso, o filme atualiza a concepção dos laços familiares na sociedade japonesa. A diretora argumenta que a tradicional forte ligação entre pais, filhos e avós já não reflete a realidade contemporânea.

O elenco estrelado inclui a veterana Chieko Baishô, juntamente com jovens talentos como Hayato Isomura e Yumi Kawai, além da filipina Stefanie Arianne. PLANO 75 chegará aos cinemas brasileiros em 25 de abril pela distribuidora Sato Company.

Gostou da novidade? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

 

Foto de capa: divulgação/Sato Company