Rita Lee – Uma Autobiografia Musical: Mel Lisboa estrela produção no Teatro Porto

Mel Lisboa retorna aos palcos como ícone do rock nacional em Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, espetáculo Inspirado na vida da cantora 

Depois de uma década desde o aclamado Rita Lee Mora ao Lado, a talentosa Mel Lisboa retoma o papel da icônica roqueira em um musical inédito, agora baseado na autobiografia da própria cantora. Sob a direção de Marcio Macena e Débora Dubois, Rita Lee – Uma Autobiografia Musical fará sua estreia no Teatro Porto, em São Paulo, em 26 de abril, prometendo uma temporada emocionante até 30 de junho, com apresentações às sextas e sábados às 20h, e aos domingos às 17h.

Ao subir ao palco pela primeira vez como Rita Lee em 2014, Mel Lisboa jamais imaginaria o sucesso que se seguiria: meses de lotação esgotada em um dos principais teatros paulistanos e até a presença surpresa de Rita Lee, que não só abençoou sua interpretação, como retornou para assistir ao espetáculo. Esse trabalho rendeu a Mel prêmios como melhor atriz e solidificou sua posição entre os grandes nomes do teatro nacional, enriquecendo ainda mais sua carreira diversificada e frutífera.

A nova produção, dirigida por Marcio Macena e Débora Dubois, também conta com a expertise musical de Marco França e Marcio Guimarães. Além de Mel Lisboa, o elenco inclui Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli, Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior.

Diferente do projeto anterior, desta vez Mel Lisboa traz a história de Rita Lee diretamente das páginas de sua autobiografia, lançada em 2016 e aclamada como um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. O livro narra com franqueza os altos e baixos da carreira de Rita, sendo considerado um manual para a classe artística pelo jornal O Estado de São Paulo. A inspiração para o novo musical surgiu quando Mel gravou a versão em audiolivro da obra, em 2022, assumindo o papel de Rita.

O texto de Rita Lee, rico em narrativa envolvente, é perfeitamente adaptado para um musical biográfico, abrangendo desde suas experiências de infância até os momentos mais marcantes de sua vida artística, incluindo sua prisão durante a ditadura militar e sua parceria com Roberto de Carvalho. A montagem promete ser uma celebração da vida e obra dessa figura ímpar da música brasileira, abordando desde sua trajetória com os Mutantes e Tutti-Frutti até seu ativismo pelos direitos dos animais, além de seus sucessos e desafios pessoais e profissionais.

A vida de Rita precisa ser contada e recontada. Sua existência transformou toda uma geração. E continua a conquistar fãs cada vez mais jovens. Rita não é ‘somente’ a roqueira maior. Ela compôs, cantou e popularizou o sexo do ponto de vista feminino em uma época em que isso era inimaginável. Ousou dizer o que queria e se tornou a artista mais censurada pela ditadura militar. Na época, foi presa grávida. Deu a volta por cima e conquistou uma legião de ‘ovelhas negras’. Se tornou a mulher que mais vendeu discos no país e a grande poetisa da MPB”, declara a Mel Lisboa.

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical contará com roteiro e pesquisa de Guilherme Samora, inspirados na obra literária da cantora. A proposta é apresentar uma versão inédita que revele todas as facetas dessa grande artista, que transcendeu as fronteiras da música para se tornar uma figura multifacetada, incluindo compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista dos direitos humanos.

A estreia do musical no Teatro Porto coincide com as comemorações de seus 9 anos, reafirmando o compromisso da instituição em promover a cultura brasileira e revitalizar a região central da cidade. A peça se alinha à visão curatorial do teatro, que busca excelência artística enquanto promove a inclusão de diversos públicos, consolidando-se como um evento imperdível para os amantes da música e do teatro brasileiros.

Gostou da novidade? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

 

Foto de capa: divulgação