Sinfonia de um Homem Comum é destaque no 35º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã - Le Ferrarez
Connect with us

Cinema

Sinfonia de um Homem Comum é destaque no 35º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã

Publicado a

em

Foto de capa: divulgação/Créditos: Pedro Rossi

Documentário sobre o diplomata José Maurício Bustani, Sinfonia de um Homem Comum, participará do principal festival de documentários do mundo

O documentário Sinfonia de um Homem Comum, que conta a história do diplomata brasileiro, José Maurício Bustani, dirigido por José Joffily, concorre na categoria Frontlight, no IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã). O festival acontece entre os dias 9 e 20 de novembro, em Amsterdã, Holanda. 

José Mauricio Bustani, foi o primeiro diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que tentou impedir que os Estados Unidos invadissem o Iraque, entre os anos de 1997 até 2002. 

Além disso, entre os depoimentos apresentados na produção, estão os ex-presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O documentário que completa sua terceira participação em festivais, este ano, estreia no dia 3 de novembro nos cinemas brasileiros.

“Tenho a satisfação e a honra de estar de novo no IDFA, agora com o filme ‘Sinfonia de um homem comum’. É interessante o filme passar lá porque é na Holanda, mais especificamente na cidade de Haia, onde fica a organização que o protagonista dirigia, que foi sabotada pelos americanos quando queriam invadir o Iraque. Estou curioso para ver essa plateia holandesa que vai assistir. Esta é uma das muitas razões pelas quais eu vou ao Festival, não só, evidentemente, para ver o resultado, mas pela reação que eu acho que vai ser especial, por conta da coincidência de o festival acontecer a uma hora de onde fica a sede da OPAQ”, comenta o diretor José Joffily. 

O enredo de Sinfonia de um Homem Comum, conta a trajetória de Bustani como primeiro diretor-geral da OPAQ, instituição filiada da ONU e sediada na Holanda. A OPAQ tinha como objetivo, implementar a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Armazenagem, Produção e Uso de Armas Químicas e sua Destruição.

Sinfonia de um Homem Comum

Foto: divulgação/Créditos: Pedro Rossi

O diplomata José Maurício Bustani, tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos estadunidenses, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.  

Tem muita coisa boa vindo por aí, então continue acompanhando o Le Ferrarez aqui no site e no instagram,  para não perder nenhuma novidade!

Foto de capa: divulgação/Créditos: Pedro Rossi

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados