Setembro Amarelo: Confira as produções no Star+ que falam sobre saúde mental

Neste Setembro Amarelo, veja algumas das grandes produções que retratam a saúde mental, disponíveis no Star+

Atualmente, o mês de setembro, tornou-se o mês dedicado à prevenção do suicídio, abordando a importância da saúde mental. Portanto, para conscientizar e entender um pouco mais sobre o que é saúde mental, o Star+ preparou uma lista com algumas produções que estão disponíveis no streaming, que falam sobre saúde mental, para o Setembro Amarelo.

“Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde então, não só a data, mas todo o mês de setembro ficou conhecido como símbolo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre saúde mental. No Brasil, a campanha se tornou oficial em 2015 em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).”

Veja abaixo esta lista incrivelmente necessária de filmes para todos assistirem neste Setembro Amarelo!

O Lado Bom da Vida (2012)

Com a atriz Jennifer Lawrence e o ator Bradley Cooper, a produção mostra o casal problemático que acabam se conhecendo e, com a própria peculiaridade de ambos, eles acabam se achando (ou não) em certo momento de suas vidas. 

O filme foi dirigido por David O. Russell e foi indicado a oito categorias do Oscar, onde a atriz Jennifer Lawrence levou o prêmio de Melhor Atriz em 2013.

o-lado-bom-da-vida-setembro-amarelo
Foto: divulgação

Cisne Negro (2010)

Retratando a vida extremamente difícil e desafiadora da bailaria Nina, interpretada por Natalie Portman, Cisne Negro também aborda a saúde mental de uma forma dramática e emocional. A atriz Natalie Portman também ganhou o Oscar de Melhor Atriz no ano de 2011 por sua incrível performance. 

cisne-negro-setembro-amarelo
Foto: divulgação

Pequena Miss Sunshine (2006)

Nesta produção, a bordagem da saúde mental não é focada em apenas um personagem, mas sim em uma família inteira. Mostrando como cada membro da família lida com seus medos e traumas, de uma forma extremamente diferente, porém muitas vezes, nada saudável. O filme possui um elenco de peso, com Abigail Breslin, Paul Dano, Toni Collette, Alan Arkin e Steve Carell.

pequena-miss-sunshine
Foto: divulgação

Nise – O Coração da Loucura (2016)

A produção nacional, conta com a presença da atriz Gloria Pires, que mostra a vida de Nise, uma doutora que, após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Após seus colegas discordarem de suas ideias e a isolarem, ela assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte.

nise-o-coracao-da-loucura
Foto: divulgação

Gostou dessas indicações para o Setembro Amarelo? Então corre para o Star+ e assista ou re-assista a todos esses sucessos! Mas, continue acompanhando o Le Ferrarez aqui no site e no instagram, para mais indicações e novidades do mundo do entretenimento.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias, acesse o site.

Foto de capa: divulgação