Slam: conheça a batalha de poesia presente na série A História Delas

Slam está presente em A História Delas, com Leticia Spiller, Cris Vianna, Emma Araujo e Bia Arantes, já disponível no Star+

A trama de A História Delas nos apresenta Marta (Cris Vianna), ex-babá que virou empresária e se vê obrigada a hospedar a ex-patroa Isabel (Letícia Spiller) e sua filha Ana Rosa (Bia Arantes) após um escândalo de corrupção. Quem não vai gostar nada dessa nova realidade, no entanto é Ana Jasmim (Emma Araujo), filha de Marta.

A História Delas traz temas de relevância social e também conta com uma forte presença das batalhas de poesias faladas, chamadas Slam. O ambiente onde acontece essa demonstração cultural é no bairro onde Marta mora, um ponto de encontro dos jovens da região para abordar assuntos significativos, como consciência social, cultura periférica etc. Além das personagens Ana Jasmin, Sté (Camila Brandão) e Ana Rosa participarem dessa manifestação, as cenas de Slam contam com a participação especial da atriz Domênica Dias, filha de Mano Brown (Racionais).

O que é a batalha de Slam?

As competições de poesia surgiram nos anos 80, nos Estados Unidos, e chegaram no Brasil em 2008 através do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop.

Com poesia oral, performances vocais e corporais, as competições são feitas em formato de roda e qualquer pessoa pode participar.

Quais são as regras?

A regra fundamental do Slam é que o poema deve ser de autoria própria do participante, além de não poder usar auxílio sonoro e tampouco figurinos. Na hora da apresentação é só você e,  dependendo do tamanho do local, o microfone. Com duração de cerca de três minutos, o júri de até cinco pessoas é quem atribui as notas individuais e escolhe um vencedor.

Todos os episódios de A História Delas já estão disponíveis no Star+.

Leia mais: Cinelet | A História Delas: novo drama nacional do Star+ explora vínculos entre mães e filhas

Já conhecia o Slam? Conta pra gente nos comentários e no nosso Instagram 🙂

Foto de capa: divulgação/Star+