Cinelet | Moneyboys: Drama chinês traz olhar sensível para temas delicados em uma sociedade conservadora

Moneyboys é um drama chinês de 2020 que foi exibido em Cannes em 2021, porém ele só chega aos cinemas brasileiros agora em 2024

Nosso Cinelet de hoje foge dos filmes hollywoodianos e traz uma produção chinesa que fala de tradições e escolhas de vida, a obra Moneyboys.

O filme conta a história de Fei (Kai Ko), um homem que saiu da sua aldeia para tentar a vida na cidade grande e acaba trabalhando como garoto de programa a fim de sustentar a família que ainda vive naquele pequeno vilarejo seguindo com tradições ultrapassadas.

Em seu enredo, é possível ver as dificuldades do personagem em se manter no trabalho, como quando ele é violentado por um cliente, o que irrita seu namorado na época, Xiaolai (J.C. Lin), que vai atrás desse magnata, mas acaba apanhando de seus capangas e ficando aleijado. Isso força Fei a abandonar o namorado e fugir para outra cidade. Ou quando ele é preso em flagrante pela polícia por prostituição e tráfico de drogas.

Porém, o filme não foca tanto nesse lado, mostrando também a vida pessoal do protagonista, seu relacionamento com os amigos, a difícil relação com a família que quer que ele case, tenha filhos e largue a prostituição. E seus possíveis relacionamentos, como com Long (Yufan Bai), um outro rapaz da aldeia que vai atrás de Fei e acaba se tornando garoto de programa também.

Opinião da Redação:

O filme aborda temas que são tabus, principalmente em um lugar muito conservador como a China. Ele fala sobre prostituição e homossexualidade, mas o foco principal da história não é esse, ele fala mais sobre as escolhas de vida de Fei, seus sacrifícios para ajudar a família, mesmo que eles não o aceitem e acabem até sendo agressivos com ele. Além as dificuldades que ele enfrenta para tentar agradar os outros, deixando, muitas vezes de pensar em si mesmo. Há também uma forte culpa que ronda o protagonista, o tornando mais frio, distante e solitário.

Ele traz um olhar sensível e até um pouco triste para o personagem, é muito fácil se sensibilizar com a história de Fei e se conectar com ele. A gente sabe que a sociedade não caminha da mesma forma para todos e muita gente não consegue ter as mesmas chances que outros. Ainda tem a questão do preconceito e de como você acaba sendo proibido de ser você mesmo para as outras pessoas.

O filme aborda também as escolhas que Fei faz em relação a própria vida e como muitas vezes você acaba se arrependendo dos caminhos que toma. Como quando ele foge e deixa o namorado para trás ou quando precisa sair da cidade que está morando e voltar para o seu vilarejo depois de ter sido preso pela polícia.

Eu confesso que esperava um filme mais genérico e voltado para o mundo da prostituição, mas tive uma boa surpresa ao encontrar uma história delicada e emotiva que me deixou um tempo pensando sobre o protagonista e toda a sua trajetória.

Preciso também falar sobre a direção de C.B. Yi que conseguiu entregar diferentes sentimentos para o filme durante cenas mais silenciosas, mas sem deixar tedioso. Tudo é mostrado de forma sutil e delicada, o não-verbal do filme consegue entregar muito sobre os personagens e a história. Ele conseguiu me prender do começo ao fim na história, foi até uma surpresa quando o filme acabou, pois eu teria assistido mais.

Pelo roteiro e direção impecável, Moneyboys levará 5 saquinhos de pipoca:

Gostou do Cinelet de hoje? Então continue acompanhando o site e o Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.

Foto de capa: divulgação